Com o uso de tablets, a avaliação analisou o desempenho educacional e as dificuldades dos alunos em sala de aula
Itaquaquecetuba realizou nesta semana, por meio de sua Secretaria de Educação, uma avaliação diagnóstica para estudantes da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Charles Michel de L’Epée, sendo a primeira ocasião em que um exame com acessibilidade na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) é promovida no Alto Tietê.
A prova contou com questões básicas da Língua Portuguesa e de Matemática, com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental com surdez, surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções e surdocegueira. Com o uso de tablets, a avaliação analisou o desempenho educacional e as dificuldades dos alunos em sala de aula.
A Secretaria de Educação destacou que a escola oferece a Libras como linguagem prioritária, dando o ensino regular em etapas e modalidades específicas para a faixa etária dos estudantes, como o primeiro centro de referência e inclusão de pessoas surdas no Alto Tietê.
Para a secretária Maria Cristina Perpétuo (Educação), os estudantes necessitam ter o direito à avaliação com a acessibilidade na linguagem de sinais. “A educação bilíngue para surdos é lei, então possibilitar tecnologias para aplicação de avaliações é um dos instrumentos que utilizamos para fazer valer esse direito”, conta.
“A avaliação é fundamental para identificarmos os avanços na educação dos alunos e também onde precisa ser melhorado. A educação de Itaquá entra para a história como cidade referência na educação inclusiva e acessível”, completou o prefeito Eduardo Boigues.