Rede Municipal de Saúde coloca à disposição de mulheres estronogestel e é uma das primeiras no Alto Tietê
A Prefeitura de Santa Isabel informou nesta semana que colocou à disposição da comunidade um novo método contraceptivo, como parte do programa de planejamento familiar a famílias em situação de vulnerabilidade.
Segundo a Secretaria de Saúde do município, o etonogestrel previne a gravidez não planejada em mulheres adultas, em idade reprodutiva, e é aplicado abaixo da camada superficial da pele. O método é recomendado a mulheres em situação de rua, mulheres soropositivo para HIV em uso de dolutegravir, em uso de talidomida, mulheres que estão no sistema prisional, trabalhadoras do sexo e em tratamento de tuberculose, no âmbito do Sistema Único de Saúde.
O anticoncepcional é um bastão de plástico de 4cm de comprimento e 2mm de diâmetro, que contém 68mg da substância, que vai sendo liberada em pequena quantidade na circulação sanguínea. O princípio ativo impede que o óvulo seja liberado do ovário, e altera a secreção do colo do útero, dificultando a entrada de espermatozóides com duração de até três anos.
A Administração Municipal informou que 16 mulheres já aderiram ao anticoncepcional e outras 14 estão em processo preparatório, e que o programa está associado a políticas de planejamento familiar já em curso na cidade, para a redução dos índices de gestações indesejadas, além da redução da mortalidade materna e infantil.
As mulheres interessadas e que estiverem no programa devem procurar a unidade de Saúde de referência, onde passarão por avaliações ginecológicas que irão apurar suas condições físicas para a aplicação do bastão contraceptivo.
“Os métodos contraceptivos oferecem maior autonomia e controle sobre a própria vida reprodutiva. É um orgulho saber que Santa Isabel foi uma das primeiras cidades da região a dar atenção a uma pauta tão importante”, ressaltou o prefeito de Santa Isabel, Dr. Chinchilla.