Índice teve variação de 0,88% em julho, encerrando o período com acumulado de 1,4% no ano e 12,8% nos últimos 12 meses
Dados da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) divulgados nesta semana apontam que a variação dos preços de frutas, verduras e legumes tiveram a quarta queda consecutiva no ano.
O índice de preços Ceagesp encerrou o mês de julho com variação de 0,88%, frente a uma variação de -3,69% em junho, encerrando o período com um acumulado de 1,4% no ano e 12,8% nos últimos doze meses. O destaque, segundo o Ceagesp, ficou com o setor de verduras, que encerrou o período com a maior deflação.
Dentre as frutas, a variação de preços na média ficou em 5,69%, com altas no preço de produtos como limão taiti, mamão havaí, pitaia, melancia e mamão formosa, enquanto que as quedas foram registradas no morango comum, ameixa espanhola importada, melão amarelo, limão siciliano e maracujá. A alta, segundo o Ceagesp, foi puxada pela entressafra de alguns dos produtos.
No setor de legumes, houve uma queda média de 2,7% no preço, com reduções no pepino comum, tomate–cereja, tomate-caqui, pepino japonês e quiabo. A Companhia aponta que, nos últimos doze meses, o preço dos legumes teve um aumento de 8,9%.
Entre as verduras, a queda média do preço foi ainda maior, com 13%, com 94% dos itens cotados na cesta de produtos tendo redução. Salsa, os brócolis ramoso e ninja, rabanete e couve-manteiga puxaram a queda, em alguns itens com mais de 53% de queda. O Ceagesp credita a queda à estabilidade do tempo nos meses de inverno.