Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Fundo Social promove ação com mais de mil imigrantes

Evento Escola Aberta realizado na Emeb Josefa Costa de Moura contou com participação de diversas secretarias

O Fundo Social de Solidariedade de Itaquaquecetuba promoveu nesta semana uma ação especial com mais de mil estudantes imigrantes de cinco escolas municipais em uma escola municipal no bairro Piratininga. O evento contou com o apoio e participação de diversas secretarias municipais.
O evento na Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Josefa Costa de Moura ofereceu serviços, além do Fundo Social, das secretarias de Habitação, de Educação, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania.
A ação teve como ponto de partida o contato da presidente do Fundo Social, Mila Prates Queiroz, com o projeto “Escola Aberta” do departamento de Educação Especial, que busca aumentar o acesso a atendimentos na língua portuguesa, atendendo a uma parcela da população da cidade.
Durante a jornada, foram distribuídos mais de mil cobertores para alunos e suas famílias, além de informações para cadastro de regularização fundiária, orientação de serviços para a Mulher, planejamento familiar, vacinação e avaliação bucal. A equipe do Cadastro Único (CadÚnico) fez a inscrição do Número de Inscrição Social (NIS) e promoveu a captação de currículos, além de dar informações sobre abertura e encerramento de empresas, sobre formalização e sobre o Banco do Povo. As crianças receberam kits-lanche com pipoca, algodão doce, suco e tiveram atividades com a Companhia de Teatro.
Segundo a secretária Maria Cristina Perpétuo (Educação), foram identificados os estudantes imigrantes que praticam a língua nativa dentro da rede de Ensino, e afirmou que a Municipalidade busca romper as barreiras linguísticas que se apresentam como um fator relevante na aprendizagem.
A presidente do Fundo Social destacou que a contribuição das famílias para a cidade deve ser levada em consideração na construção de políticas públicas – posição compartilhada pelo prefeito Eduardo Boigues. “É uma maneira de nos aproximarmos da comunidade”, afirmou o chefe do Executivo.

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.