Evento Escola Aberta realizado na Emeb Josefa Costa de Moura contou com participação de diversas secretarias
O Fundo Social de Solidariedade de Itaquaquecetuba promoveu nesta semana uma ação especial com mais de mil estudantes imigrantes de cinco escolas municipais em uma escola municipal no bairro Piratininga. O evento contou com o apoio e participação de diversas secretarias municipais.
O evento na Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Josefa Costa de Moura ofereceu serviços, além do Fundo Social, das secretarias de Habitação, de Educação, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania.
A ação teve como ponto de partida o contato da presidente do Fundo Social, Mila Prates Queiroz, com o projeto “Escola Aberta” do departamento de Educação Especial, que busca aumentar o acesso a atendimentos na língua portuguesa, atendendo a uma parcela da população da cidade.
Durante a jornada, foram distribuídos mais de mil cobertores para alunos e suas famílias, além de informações para cadastro de regularização fundiária, orientação de serviços para a Mulher, planejamento familiar, vacinação e avaliação bucal. A equipe do Cadastro Único (CadÚnico) fez a inscrição do Número de Inscrição Social (NIS) e promoveu a captação de currículos, além de dar informações sobre abertura e encerramento de empresas, sobre formalização e sobre o Banco do Povo. As crianças receberam kits-lanche com pipoca, algodão doce, suco e tiveram atividades com a Companhia de Teatro.
Segundo a secretária Maria Cristina Perpétuo (Educação), foram identificados os estudantes imigrantes que praticam a língua nativa dentro da rede de Ensino, e afirmou que a Municipalidade busca romper as barreiras linguísticas que se apresentam como um fator relevante na aprendizagem.
A presidente do Fundo Social destacou que a contribuição das famílias para a cidade deve ser levada em consideração na construção de políticas públicas – posição compartilhada pelo prefeito Eduardo Boigues. “É uma maneira de nos aproximarmos da comunidade”, afirmou o chefe do Executivo.