A cidade teve 4,3 mil inspeções e 2,4 mil irregularidades detectadas, representando quase um terço das recuperações
Um levantamento da concessionária de energia EDP, que atende a região do Alto Tietê, indicou a cidade de Itaquaquecetuba como líder no combate às fraudes e roubos de eletricidade em sua rede de distribuição. O total de energia recuperado no combate a “gatos” representa cerca de um terço de toda a eletricidade recuperada na região.
O levantamento leva em conta o primeiro semestre do ano, em que foram identificadas 5.967 fraudes de energia em residências, estabelecimentos comerciais e indústrias, com uma média de 77 operações diárias com o apoio de autoridades policiais. A somatória da quantidade recuperada pelos agentes, de 27,4 megawatts-hora (MWh), representa o abastecimento das cidades de Ferraz de Vasconcelos e Biritiba-Mirim por um mês inteiro.
A cidade de Itaquá, nas apurações da concessionária, teve 4.382 inspeções no primeiro semestre deste ano, com 10,3 mil MWh recuperados. O montante de desvios irregulares representa, em termos equivalentes, o consumo da cidade de Biritiba-Mirim, próxima a Mogi das Cruzes, por três meses.
A empresa reforça que o furto de energia pode representar um impacto no custo da tarifa de energia, além de estar tipificado no Código Penal como crime de furto (Artigo 155), além do risco à vida de quem executa as ligações clandestinas e à rede como um todo, que passa a ser sobrecarregada para atender de forma adequada a comunidade.
NA REGIÃO
No Alto Tietê, além de Itaquaquecetuba, outras sete cidades tiveram registros de combate a ligações ilegais de luz: Suzano, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Biritiba-Mirim, Guararema e Salesópolis.
Suzano teve 1,4 mil fraudes e 5,9 mil MWh recuperados de “gatos”, sendo a segunda cidade no ranking regional, seguida de Mogi das Cruzes com 904 casos e 5,4 mil MWh. Ferraz de Vasconcelos teve 672 fraudes e 2,9 mil MWh, e Poá 374 ocorrências. Salesópolis, em último lugar no ranking, teve 42 ocorrências de ligação clandestina identificadas, com 268 MWh recuperados.