Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Desassoreamento: DAEE confirma início das obras em Itaquaquecetuba e Região

Confirmação do órgão estadual aconteceu durante visita acompanhada por Eduardo Boigues e prefeitos da região

A cidade de Itaquaquecetuba está entre as cidades contempladas com as obras de desassoreamento do Rio Tietê programadas para começar no mês de setembro, segundo o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão do governo do Estado. O anúncio foi feito nesta semana, durante visita guiada por técnicos na Barragem da Penha a autoridades do Alto Tietê.
O prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, juntamente dos prefeitos das cidades de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano, acompanhou a abertura das comportas da barragem, responsável pela regulação do fluxo das águas até a cidade de São Paulo. O sistema passou por reparos nos últimos três meses, após pedidos de Boigues e prefeitos da região, por ser um fator determinante no represamento das águas pluviais durante o período de chuvas.
Segundo os representantes do DAEE, as obras de desassoreamento no Alto Tietê terão um investimento de R$148,8 milhões, em um trecho entre Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba – o chamado Lote 4. A expectativa do governo do Estado é de remover 950 mil metros cúbicos de resíduos, além de 29 mil metros cúbicos de plantas aquáticas que crescem nas margens e afetam o fluxo das águas.
O coordenador da Defesa Civil de Itaquaquecetuba, Anderson Marchiori, celebrou o funcionamento das comportas e a confirmação da inclusão da cidade no programa de desassoreamento do rio. “Considero fundamental a limpeza e manutenção do rio, que todos os anos recebe grande volume de chuvas. O combate às enchentes não ocorre apenas nos meses de verão, e esse trabalho demonstra isso”, afirmou.
O prefeito Boigues também recebeu a informação de que a cidade receberá do governo do Estado uma frente de trabalho pelo desassoreamento e limpeza fluvial. “Temos muito a agradecer, tanto pela manutenção das comportas que agora estão funcionando, quanto pelo início do desassoreamento, que é um pedido antigo”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.