Processos sobre acompanhamento de casos foram debatidos entre gerentes de UBS e USF da cidade
Profissionais das secretarias de Saúde e de Educação de Suzano promoveram um encontro nesta semana para debater estratégias unificadas no programa “Prevenir a Violência Escolar”. A reunião tratou de processos relacionados ao acolhimento de mais de 400 pessoas que são acompanhadas pela rede municipal, entre crianças e jovens.
A atividade foi promovida na sede da Secretaria de Educação, no Centro da cidade, e contou com os responsáveis pelas 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 12 Unidades de Saúde da Família (USF), além de representantes das pastas municipais.
Os participantes reforçaram a importância da contínua integração entre os setores envolvidos, de forma a garantir um cuidado especial com todas as pessoas monitoradas. Os dados colhidos pelas áreas, incluindo o atendimento na Rede Municipal de Saúde e os serviços promovidos pela rede de Assistência Social, assim como o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), permitem que a Educação realize o acompanhamento adequado das famílias que precisam de atenção diferenciada.
O acompanhamento especial leva em conta a vulnerabilidade social das famílias, a frequência em sala de aula, situações de abandono, de violência e baixo rendimento escolar. Casos de pessoas que não estão na rede de Ensino são igualmente monitorados pelas autoridades.
O secretário Leandro Bassini (Educação) reforçou que o programa se relaciona com a sociedade como um todo, trabalhando aspectos de uma maneira humana. “Compartilhamos a metodologia com os professores que, de maneira direta e indireta, participam de cada etapa do processo. Queremos o melhor para os nossos alunos, para que eles possam se desenvolver e interagir da melhor forma com as famílias e os colegas”, concluiu.