Equipamento médico é o primeiro da cidade a ter Wi-Fi livre para população. A ampliação de salas foi de seis para 11
A Prefeitura de Arujá entregou no começo desta semana a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Arujá que passou por processo de revitalização dentro do programa municipal “Arujá + Saúde Pra Você”. A unidade, localizada na avenida São Lucas, tornou-se a primeira a contar com uma rede de internet Wi-Fi livre.
A unidade passou por um processo de reformulação que será utilizado como base na recuperação de outras UBS em bairros como Barreto, Pilar, Jardim Fazenda Rincão, Jardim Real, Jardim Emília e Mirante). A ampliação de salas foi de seis para 11, novos banheiros com espaço para pessoas com deficiência (PCDs), consultório odontológico, ginecológico e de pediatria, sala de inalação, central de materiais esterilizados, sala de vacinação e enfermagem, central de atendimento, consultórios e sala administrativa, com toda a acessibilidade necessária.
A solenidade de lançamento prestou homenagem a José Roberto Vieira de Oliveira, o Beto da Farmácia, falecido em 2021 e que passou a ser o patrono da unidade básica. Seu nome foi conferido ao local por meio de uma proposta de lei apresentada na Câmara de Vereadores.
A Secretaria de Saúde de Arujá reforçou que a unidade atende em grande parte aos bairros Jordanópolis, Nova Arujá, Portão, Jardim Yamamoto e Fontes, e que até o fim do ano será instalada a UBS do Centro, como anexo do CEM na avenida dos Expedicionários.
O secretário Leonardo dos Reis (Saúde) destacou que a reforma era necessária. “Passam por mês 1,6 mil pessoas, sendo 400 na farmácia e o restante em atendimentos multidisciplinares, o que faz necessário uma estrutura de ponta”, afirmou.
O prefeito Dr. Camargo reforçou que no médio prazo todas as UBS de Arujá adotarão a mesma estrutura.