“Tempestade” pode ser usado no controle de multidões e foi apresentado na sede da Secretaria de Serviços Urbanos
A Guarda Civil Municipal de Itaquaquecetuba (GCM) passou a contar com novos equipamentos e veículos no combate a aglomerações irregulares e no controle de multidões com a apresentação do veículo blindado anti-tumulto “Tempestade”.
A apresentação do novo material ocorreu na sede da Secretaria de Serviços Urbanos do município, com a presença de integrantes da GCM e da Secretaria de Segurança Urbana, além do chefe do Poder Executivo. O evento foi transmitido ao vivo pelo perfil do prefeito nas redes sociais.
O caminhão batizado de “Tempestade” tem como propósito servir como força de dissuasão a aglomerações e distúrbios de multidão. Com comprimento de aproximadamente 12 metros, o veículo apresenta blindagem frontal e lateral, com um canhão d’água na parte superior, comandado por controle remoto de dentro do veículo, além de duas aberturas laterais para aspersão d’água e um compartimento blindado para o transporte de agentes paramentados para controle de multidões.
O veículo foi apresentado para possível utilização em aglomerações como “pancadões”, os bailes clandestinos promovidos em ruas e avenidas, e tem um alcance de cerca de 50 metros, podendo ter uma regulagem na intensidade do fluxo da água.
Durante o evento, o prefeito Boigues reforçou o protocolo de utilização, reforçando que serão feitos alertas sonoros e de jato moderado antes do emprego pleno das capacidades do “Tempestade”.
“Decretamos hoje a paz e a tranquilidade em nossa cidade. Quem não conviver de forma harmoniosa com o resto da comunidade vai enfrentar a ‘Tempestade’. É um equipamento importante no combate à criminalidade. A GCM está preparada para dar apoio a qualquer ocorrência na cidade e na região”, afirmou o prefeito.