Prefeito de Itaquaquecetuba comentou sobre os avanços da cidade, novos projetos e legado no aniversário de 463 anos
O prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, concedeu nesta semana uma entrevista especial ao Diário Itaquá onde fez o balanço da cidade e das ações do Poder Público, à luz das celebrações dos 463 anos de fundação e dos 70 anos de emancipação político-administrativa da cidade.
As celebrações, que começaram no início do mês com a assinatura da Ordem de Serviço para a nova Casa da Mulher na Vila São Carlos e tiveram continuidade com as celebrações na semana do Dia da Independência, com o Itaquá Rodeio Fest e com as celebrações marcadas até o final deste mês (Leia mais nesta edição).
O prefeito falou sobre a importância do trabalho do Poder Público no atendimento às necessidades básicas e fomento a uma melhor qualidade de vida da população, dos desafios para o futuro e o legado a ser deixado para a cidade. Confira abaixo:
*******
DIÁRIO ITAQUÁ: A cidade completa nesta semana 463 anos de fundação, e neste ano chegamos a 70 anos de emancipação – como o senhor avalia esta primeira etapa de celebrações, em relação à participação da comunidade?
Eduardo Boigues: Nossa avaliação é de que depois de muitos anos, a população começou a participar das atividades da cidade. Podemos citar como exemplo o Desfile Cívico, que recebeu 8 mil pessoas, e o Itaquá Rodeio Fest, que foi recorde de público. Também vale citar os eventos de inauguração que sempre têm um público expressivo. Nós chegamos em uma situação de celebração em que a comunidade participa e é fundamental que se sintam parte da cidade.
DIÁRIO ITAQUÁ: Hoje, na visão do senhor, qual é o principal presente que chega para o morador de Itaquaquecetuba neste ano, em termos gerais?
Boigues: É a garantia de dignidade. Hoje o morador sabe o que é uma gestão comprometida e que todos nós (prefeito, vereadores, secretários e funcionários públicos em geral) temos dado o nosso melhor pela cidade. Isso garante o orgulho do morador de Itaquá.
DIÁRIO ITAQUÁ: Chegamos nesta semana a quase mil dias da administração municipal. Em retrospecto, quais foram as grandes conquistas obtidas para a população?
Boigues: Podemos citar o uniforme escolar, a merenda, os projetos em parceria com o Instituto Maurício de Sousa e Irmãos Nogueira, as duas unidades de saúde novinhas, as outras que estamos reformando e construindo, os quase R$ 300 milhões de investimentos em obras de infraestrutura, o novo armamento da GCM e as novas viaturas, além do maior programa de regularização fundiária da história de Itaquá e o segundo maior do Brasil.
DIÁRIO ITAQUÁ: Toda jornada enfrenta desafios, e todo gestor público deve enfrentá-los. Quais foram os primeiros desafios enfrentados pela atual Gestão Municipal, e quais são os desafios encontrados agora?
Boigues: O maior desafio foi encontrar uma prefeitura arrasada. Nós estávamos negativados com os governos federal e estadual, sem a possibilidade de efetivar um convênio sequer. Hoje temos o selo diamante de gestão pública e isso nos dá muito orgulho. Agora, o maior desafio é a manutenção do que conquistamos e sua ampliação. Porque não basta manter o que temos: precisamos ampliar o que já conquistamos.
DIÁRIO ITAQUÁ: As principais demandas da população de Itaquaquecetuba sempre foram concentradas na Saúde, Educação, Segurança Pública e Geração de Emprego. Quais foram os fatores e conquistas nessas áreas que o senhor tem como mais emblemáticas desta Gestão?
Boigues: As duas novas unidades básicas de saúde no Marengo e Fortuna, os dois CAPS e o Centro de Saúde Infantil, as 21 unidades escolares que entregamos com geração de 2 mil novas vagas em creche, a entrega de uniforme e o material escolar, as 18 viaturas e dez motos para a GCM e os 3.490 postos de trabalho gerados.
DIÁRIO ITAQUÁ: Estamos entrando no final do ano, uma época em que a demanda por empregos temporários aumenta devido ao comércio de fim de ano. Como a Prefeitura de Itaquá vem trabalhando e o que pode oferecer para o fomento ao emprego ainda neste ano?
Boigues: Existe uma grande parceria através do Itaquá Mais Emprego, que capta vagas do município e distribui para o trabalhador que está buscando ingressar no mercado de trabalho, além de termos ampliado a oferta de cursos profissionalizantes para aumentar a geração de emprego e renda.
DIÁRIO ITAQUÁ: Todo gestor público necessita governar levando em consideração os contextos federal e estadual, principalmente na relação entre a Prefeitura e o Poder Legislativo das duas esferas. Como o senhor via essa relação no passado e como vê ela agora?
Boigues: A nossa relação com a Câmara Municipal é incrível. A Câmara é composta por parceiros e sem ela nada disso estaria acontecendo tão bem em Itaquá. Existe uma parceria consolidada com os poderes Executivo e Legislativo, e ocorre o mesmo com o Governo Federal e Governo do Estado. Nós também temos uma grande relação com diversos parlamentares, deputados federais e estaduais que são parceiros de Itaquá.
DIÁRIO ITAQUÁ: Em seus discursos, o senhor sempre é enfático sobre o legado que se deixa para a cidade, tanto em obras quanto em políticas públicas de seu gabinete. Para Eduardo Boigues, qual é o legado que está sendo deixado para a população de Itaquaquecetuba?
Boigues: Uma nova Itaquaquecetuba. Antigamente era uma cidade que vivia de notícias ruins. Hoje vive de boas notícias. É a cidade do recorde em investimentos na saúde, que investe em educação, que tem um dos maiores rodeios do Brasil e que tem investido muito no esporte. Tudo isso para que as pessoas não queiram somente viver ou morar, se criar ou trabalhar aqui, mas que tenham a perspectiva e a felicidade em saber que seu filho ou seu neto vai nascer, viver e crescer no município. O legado é esse.