Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Prefeitura de Arujá lança fluxo integrado de atendimento para vítimas de violência infantil

Ação conjunta da Prefeitura, Conselho Municipal e Comitê de Gestão visa agilizar atendimento

Nesta semana a Prefeitura de Arujá, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Comitê de Gstão Colegiada da Rede de Cuidados e Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas ou Testemunhas de Violência (Cogescol) lançaram o Fluxo Integrado Municipal de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência”.
A iniciativa, segundo a Administração Municipal, será adotada por toda a rede de proteção ligada à defesa dos direitos das crianças e adolescentes, evitando que crianças revivam traumas durante o processo de acolhida, sendo ouvidas por um responsável técnico qualificado, garantindo um cuidado mais eficaz e respeitoso.
O fluxo de atendimento tem como principal meta proporcionar uma resposta mais eficaz e coordenada ante os casos de violência infantil na cidade, com a prticipação de todos os segmentos e instituições que possuem contato diário com crianças e jovens de até 18 anos, incluindo os setores de Educação, Assistência Social, Esportes, Cultura, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Justiça, Segurança Pública e organizações da sociedade civil.
O novo fluxo determina que a rede irá acolher as demandas e encaminhar para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e ao Conselho Tutelar, onde será agendada uma Escuta Especializada na Casa dos Conselho – um ambiente adaptado para o fim – e um relatório será encaminhado às autoridades que tomarão as medidas necessárias. Ao mesmo tempo, a criança receberá apoio e será inserida nos serviços caso necessário.
Segundo o secretário Rogério Gonçalves (Governo), a implementação do fluxo é de extrema importância para o trabalho na cidade. “Nos comprometemos a colocar esta ferramenta em prática, qualificando todos os envolvidos, para garantir o devido acolhimento de nossas crianças”, afirmou.

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.