Pastas da Saúde, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Social apresentaram destaques no ano
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio de suas Secretarias Municipais, divulgou um balanço das principais ações consideradas estratégicas na Gestão Pública durante o ano de 2023. As pastas municipais apresentaram a relação de investimentos, avanços, obras de recuperação e parcerias para o bem-estar e a qualidade de vida da população.
Os balanços ocorrem na esteira da comemoração dos 463 anos de fundação do município de Itaquaquecetuba, celebrados no dia 8 de setembro. A Prefeitura elaborou, até o final do mês, um novo calendário de lançamentos e inaugurações de obras e políticas públicas (leia mais nesta edição).
A Secretaria da Saúde lembrou do início do ano com a campanha de vacinação bivalente contra o novo coronavírus (Covid-19) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na busca ativa junto à comunidade, além dos 365 mil atendimentos para a rede de urgência e emergência do município, composta pelo Centro de Saúde 24 Horas, Centro de Saúde Infantil e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e dos eventos da carreta Mais Exames, que entregou 11 mil exames de ultrassom, 2,1 mil consultas oftalmológicas e 486 cirurgias de catarata.
Para a infraestrutura da Saúde, a secretária interina Kelly Gasparini lembrou da entrega da UBS Fortuna, o início das obras da UBS Jardim Tropical e das reformas das Unidades Saúde da Família (USF) Pequeno Coração e Josely, entre outras
Na área da Cultura, o principal ponto no ano foi o trabalho de descentralização das atividades e a produção cultural nos bairros por meio do projeto “Cultura Itinerante”, em eventos promovidos nos bairros, e a formação de 1,6 mil alunos nos cursos de teatro, dança contemporânea, balé clássico, canto coral cênico, violão, teclado e capoeira nas oficinas gratuitas.
A Secretaria Municipal reforçou o empenho em ouvir a classe artística para a elaboração dos mecanismos de aplicação da Lei Paulo Gustavo de fomento à cultura na cidade, e o Centro de Artesanato com 35 artesãs da comunidade e a recuperação do Museu Municipal, que teve mais de 3 mil visitantes na exposição “A Paixão de Cristo”.
No Desenvolvimento Social, a pasta responsável apresentou em seu balanço como pontos-chave as políticas de ampliação dos atendimentos para a rede de assistência social e reforço aos programas de acolhimento a famílias vulneráveis com 12,9 mil acompanhamentos no Centro Pop e o reforço da “Operação Noites Frias” nos meses de inverno na cidade. Para o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Centro de referência da Assistência Social (Cras), foram 12,3 mil famílias atendidas, e 22 mil novos procedimentos no novo espaço do Cadastro Único (CadÚnico).
Na área do Desenvolvimento Econômico, o principal resultado do ano foi o apoio a 1,5 mil empresas que procuraram o Via Rápida Empresa (VRE), sistema voltado para o fomento do empreendedorismo que auxiliou no processo de abertura de empresas, atualização de dados cadastrais, abertura de licenças e registros a outros órgãos como Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.
O Banco do Povo Paulista, que liberou R$93,1 mil em créditos para microempreendedores e as quase 3,5 mil vagas em serviços itinerantes como o “Semde Bairro a Bairro” e projetos como a “Oficina Criativa” para formação de alunos para corte e costura, informática básica, operador de telemarketing e cursos para assistente administrativo e modelagem básica em parceria com o Senac.