Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Secretarias Municipais destacam principais avanços da cidade em 2023

Pastas da Saúde, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Social apresentaram destaques no ano

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio de suas Secretarias Municipais, divulgou um balanço das principais ações consideradas estratégicas na Gestão Pública durante o ano de 2023. As pastas municipais apresentaram a relação de investimentos, avanços, obras de recuperação e parcerias para o bem-estar e a qualidade de vida da população.
Os balanços ocorrem na esteira da comemoração dos 463 anos de fundação do município de Itaquaquecetuba, celebrados no dia 8 de setembro. A Prefeitura elaborou, até o final do mês, um novo calendário de lançamentos e inaugurações de obras e políticas públicas (leia mais nesta edição).
A Secretaria da Saúde lembrou do início do ano com a campanha de vacinação bivalente contra o novo coronavírus (Covid-19) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na busca ativa junto à comunidade, além dos 365 mil atendimentos para a rede de urgência e emergência do município, composta pelo Centro de Saúde 24 Horas, Centro de Saúde Infantil e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e dos eventos da carreta Mais Exames, que entregou 11 mil exames de ultrassom, 2,1 mil consultas oftalmológicas e 486 cirurgias de catarata.
Para a infraestrutura da Saúde, a secretária interina Kelly Gasparini lembrou da entrega da UBS Fortuna, o início das obras da UBS Jardim Tropical e das reformas das Unidades Saúde da Família (USF) Pequeno Coração e Josely, entre outras
Na área da Cultura, o principal ponto no ano foi o trabalho de descentralização das atividades e a produção cultural nos bairros por meio do projeto “Cultura Itinerante”, em eventos promovidos nos bairros, e a formação de 1,6 mil alunos nos cursos de teatro, dança contemporânea, balé clássico, canto coral cênico, violão, teclado e capoeira nas oficinas gratuitas.
A Secretaria Municipal reforçou o empenho em ouvir a classe artística para a elaboração dos mecanismos de aplicação da Lei Paulo Gustavo de fomento à cultura na cidade, e o Centro de Artesanato com 35 artesãs da comunidade e a recuperação do Museu Municipal, que teve mais de 3 mil visitantes na exposição “A Paixão de Cristo”.
No Desenvolvimento Social, a pasta responsável apresentou em seu balanço como pontos-chave as políticas de ampliação dos atendimentos para a rede de assistência social e reforço aos programas de acolhimento a famílias vulneráveis com 12,9 mil acompanhamentos no Centro Pop e o reforço da “Operação Noites Frias” nos meses de inverno na cidade. Para o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Centro de referência da Assistência Social (Cras), foram 12,3 mil famílias atendidas, e 22 mil novos procedimentos no novo espaço do Cadastro Único (CadÚnico).
Na área do Desenvolvimento Econômico, o principal resultado do ano foi o apoio a 1,5 mil empresas que procuraram o Via Rápida Empresa (VRE), sistema voltado para o fomento do empreendedorismo que auxiliou no processo de abertura de empresas, atualização de dados cadastrais, abertura de licenças e registros a outros órgãos como Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.
O Banco do Povo Paulista, que liberou R$93,1 mil em créditos para microempreendedores e as quase 3,5 mil vagas em serviços itinerantes como o “Semde Bairro a Bairro” e projetos como a “Oficina Criativa” para formação de alunos para corte e costura, informática básica, operador de telemarketing e cursos para assistente administrativo e modelagem básica em parceria com o Senac.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.