Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Setembro Amarelo: Saúde promove reforço da campanha

Rede municipal de Saúde promove série de palestras e orientações à população

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio de sua Secretaria de Saúde, divulgou nesta semana as ações de reforço da campanha “Setembro Amarelo”, voltada para a saúde mental e prevenção ao suicídio na cidade. O calendário prevê conversas, palestras e uma caminhada no final do mês na região central da cidade.
A campanha ocorre em âmbito nacional pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como objetivo alertar as pessoas sobre os perigos da depressão, desmistificando a busca por ajuda psicológica, disponível por meio de equipamentos públicos na rede de atenção básica e ambulatorial.
Em Itaquaquecetuba, a pasta da Saúde informa que segue à disposição da comunidade o Ambulatório de Saúde Mental no Centro, o Centro de Especialidades e a Unidades Básicas de Saúde (UBS) Jardim do Carmo, Jardim Maragogipe, Jardim Caiuby e Jardim Odete para o atendimento da população. Segundo levantamento da secretaria, 3 mil atendimentos são feitos por mês nos locais.
A Municipalidade também reforçou a inauguração em 2022 do Centro de Atenção Psicossocial II (Caps-II), na Estação, voltada para o público adulto. E em agosto deste ano o Caps Infanto-Juvenil (Caps-IJ) na Vila Zeferina, dedicada para crianças e adolescentes. Já no dia 29 de setembro (sexta-feira), a Prefeitura promoverá uma caminhada de promoção à vida e prevenção ao suicídio com concentração na praça Padre João Álvares, no centro da cidade, a partir das 9h30.
A secretária interina Kelly Gasparini (Saúde) reforçou que todo o quadro profissional está qualificado para acolher pacientes de quadros relacionados à saúde mental.
“A campanha Setembro Amarelo nos traz importantes reflexões sobre a saúde mental, sobretudo com o acolhimento e cuidado que as pessoas precisam ter no tratamento. Nossos equipamentos estão preparados para acolher a demanda necessária”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.