Apresentação do Aster Brasil aconteceu nesta quarta-feira e clube-empresa começará novas seletivas em janeiro
A cidade de Itaquaquecetuba está em vias de participar da edição 2024 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, com sua nova equipe – o Aster Brasil SC, cuja apresentação aconteceu nesta semana pelo prefeito Eduardo Boigues.
A apresentação aconteceu em uma transmissão ao vivo nas redes sociais do prefeito de Itaquaquecetuba, acompanhado do secretário Fabiano Novais (Esporte) e do idealizador Rodrigo Duarte. O chefe do Poder Executivo explicou que o time do Aster chegou ao município por meio de um chamamento público para clube-empresa desenvolver iniciativas junto às categorias de base da cidade.
A equipe do Aster começou suas operações em Itaquaquecetuba, mas em 2019 transferiu-se para o Espírito Santo, onde sagrou-se duas vezes campeão estadual de juniores. O time, vencedor do chamamento, defenderá Itaquaquecetuba em torneios de categorias de base, com o intuito de credenciar a agremiação em novos torneios de base e profissionais.
Paralelamente, o prefeito falou sobre os esforços da Municipalidade para o credenciamento do Estádio Municipal Ildeu Silvestre do Carmo, o Campo do Brasil, no bairro Morro Branco, para participar como sede dos jogos da primeira fase da Copa São Paulo de Juniores. O estádio vem recebendo, segundo o prefeito, visitas de orientação da Federação Paulista de Futebol e está passando por reformas em seu campo e infraestrutura.
As intervenções apresentadas pelas autoridades durante a “live” incluem a metragem correta do campo com grama sintética, sala antidoping, área de aquecimento das equipes, vestiários reformados e adequados às normas, cabines de imprensa, além de uma área dedicada ao policiamento da Polícia Militar ou Guarda Civil Municipal (GCM). O estádio conta com capacidade para 3,8 mil espectadores, podendo receber novas obras no futuro para expandir sua capacidade.
Rodrigo Duarte destacou que, cinco anos atrás, tentou encontrar meios para instalar o clube na cidade, mas enfrentou obstáculos como a falta de incentivo e a falta de um campo para treinamentos adequados. “O estádio estava fechado há oito anos, sem condições mínimas para que pudéssemos representar a cidade. Agora, o que começou em 2018 se retoma”, destacou.
O prefeito garantiu, durante a transmissão, que todas as medidas estão sendo tomadas para garantir a cidade como uma das sedes da Copinha. “Estamos correndo para ter a autorização e poder receber grandes equipes e grandes jogos na nossa cidade”, afirmou.
CATEGORIAS DE BASE
O prefeito Boigues explicou que, em um primeiro momento, o time de Itaquaquecetuba irá se concentrar na disputa para o torneio sub-20 da Copa São Paulo, mas que a partir do início do ano que vem serão abertas as seletivas para as categorias de base no futebol de campo (a partir do sub-11) e futsal (sub-9). As famílias interessadas poderão, em um próximo momento, procurar a Secretaria de Educação.
O secretário de Educação explicou que a cidade já conta com aulas noturnas em quatro núcleos da cidade, com o intuito de permitir que os pais acompanhem os treinos e se inteirem sobre o cotidiano dos filhos.
Boigues reforçou que as seletivas acontecerão em diversos campos espalhados pela cidade, como no campo do GEVI, no Campo do Brasil e futuramente no Complexo Rei Pelé, localizado no Jardim Caiuby, que foi inaugurado nesta semana.