Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Munícipes da região utilizam urnas eletrônicas para escolha de novos conselheiros tutelares

Novidade foi aplicada em algumas cidades do Alto Tietê e agilizou processo de escolha dos conselheiros

As eleições para o Conselho Tutelar nas cidades mais populosas do Alto Tietê contaram, em alguns municípios, com uma novidade: a utilização de urnas eletrônicas para a agilização na apuração dos votos.
Na cidade de Arujá, 2,8 mil eleitores escolheram entre 12 candidatos para as cinco vagas de conselheiros tutelares, com a apuração contando com 15 urnas eletrônicas distribuídas em três locais de votação na cidade, onde o voto foi descentralizado em relação à disputa de 2019. A Prefeitura, que participou da organização do pleito, reforçou que o resultado ainda depende da tramitação dos prazos de praxe e que o resultado final será publicado e que a posse está prevista para janeiro do ano que vem.
Em Poá, quase cinco mil moradores foram às urnas em cinco pontos de votação distintos, com a utilização de urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral. Segundo a presidente da comissão eleitoral do Conselho Tutelar, Paula Fernanda Samuel Nakashima, a votação foi tranquila e teve muito mais agilidade na contagem de votos.
Em Mogi das Cruzes, mais de 300 pessoas trabalharam na eleição que teve 6,7 mil votos válidos, em um pleito sem problemas, segundo a Prefeitura. A apuração durou cerca de quatro horas entre a chegada das primeiras urnas e a assinatura da ata. A Municipalidade ressaltou que todo o processo foi acompanhado por representantes do Ministério Público e os locais de votação tiveram reforço na segurança com a atuação da Guarda Municipal para a escolha dos 20 conselheiros e seus respectivos suplentes.
Em Ferraz de Vasconcelos, a Prefeitura informou que todas as urnas utilizadas no pleito funcionaram sem problemas, e que queixas sobre transporte de eleitores aos locais de votação foram encaminhadas, mas sem constatação pelas autoridades fiscalizadoras. Os cinco eleitos e seus respectivos suplentes foram definidos em dez polos municipais, onde foram apurados 9,6 mil votos válidos.

VOTO IMPRESSO
EM SUZANO
A exceção no Alto Tietê à aplicação das urnas eletrônicas foi Suzano, onde o formato tradicional de cédulas impressas foi aplicado em três locais de votação, com a declaração dos vencedores na tarde de segunda-feira (2 de outubro) no Complexo Poliesportivo Paulo Portela. No total foram disponibilizadas 52 urnas, com 10,1 mil votos válidos.

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.