A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio de sua Secretaria de Planejamento, promove a partir da próxima segunda-feira (9 de outubro) a “Conferência da Cidade – Itaquá 100 Anos”, evento que irá discutir e elaborar o projeto de futuro da cidade.
O primeiro dos três encontros será na rua Jundiaí, na Vila Monte Belo, e os demais no auditório da UNG, localizado na avenida Uberaba, na Vila Virgínia. Os encontros acontecerão ao longo do dia, da 9 às 17 horas.
A conferência pretende mediar o debate entre o Poder Público e autoridades, tratar da retomada dos diálogos com a comunidade e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para a organização da cidade nos próximos 30 anos, tendo em vista o centenário de emancipação político-administrativa da cidade. A comunidade também poderá participar, por meio de inscrições prévias feitas pela internet.
Na segunda-feira, serão feitas explicações sobre a retomada do conselho, os programas federais e estaduais de habitação e desenvolvimento urbano, a importância das conferências municipais e do planejamento participativo. A agenda tratará sobre a construção da cidade desejada por todos e as estratégias nacionais e estaduais relevantes, com vistas ao grupo de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Na terça-feira (dia 10) a conferência terá como trabalho a visão do desenvolvimento sustentável do município, combinando interpretações com as agendas nacional e estadual, enquanto que na quarta-feira (dia 11) serão analisados os indicadores e objetivos com os resultados das oficinas, bem como a eleição do conselho.
“A participação popular é fundamental nesse processo. Após a discussão dos seis eixos, haverá a eleição dos delegados que trabalharão em conjunto com os membros do conselho do Plano Diretor, compondo o conselho da cidade”, explicou o secretário de Planejamento, Alexandre Feijó.
“Se queremos uma cidade melhor, precisamos fazer a diferença. Ir em busca, levar informações e partilhar. Precisamos pensar na cidade do futuro. Por isso estamos empenhados em construir esse diálogo com a população”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.