Intervenções da Secretaria de Mobilidade Urbana contam com trecho de cinco quilômetros ligando Estação ao Shopping
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Itaquaquecetuba divulgou nesta semana o balanço parcial das obras de implantação do novo corredor de ciclovia na avenida Almiro Dias, ligando a estação Itaquaquecetuba da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ao Itaquá Park Shopping, que alcançou 40% de conclusão.
O trecho já conta com dois dos cinco quilômetros concluídos, em um trabalho iniciado em maio deste ano. A intervenção contou com etapas de correção do solo, recapeamento de partes do acostamento, instalação de barreiras guard-rail, capa asfáltica e pintura. Segundo a Administração Municipal, a próxima fase será de instalação do gradil interno para proteção dos ciclistas, e a continuidade dos quilômetros restantes.
A Secretaria de Mobilidade Urbana ressalta que, além das obras de ciclofaixas na Almiro Dias, Itaquaquecetuba conta com 2,5 quilômetros de ciclofaixas em funcionamento, sendo um dos trechos na estrada do Corta Rabicho (com 1,5 km de comprimento), entregue em agosto de 2022. o mais recente, e mais um quilômetro em obras na avenida Tancredo Neves, já pronta e sob utilização.
“Já finalizamos a ciclovia que liga o Caiuby ao Maragogipe e agora estamos dando prosseguimento a essa na Almiro Dias, considerando a conclusão por etapas. Mesmo com o trabalho em andamento, já conseguimos ver os ciclistas aproveitando e aprovando o trecho pronto. É um marco para a mobilidade da nossa cidade”, comentou o secretário de Mobilidade Urbana, Rosinaldo Castro.
“Itaquá é a cidade do transporte inclusivo e com segurança. Isso exige estudo e muito trabalho para cada iniciativa a ser tomada pelos técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana. Se antes não tínhamos nenhuma opção para os ciclistas, agora estamos desenvolvendo novos caminhos e ampliando o alcance em pontos estratégicos para eles”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.
EM OBRAS
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Itaquaquecetuba começou também neste ano uma nova ciclofaixa na avenida Vereador João Fernandes da Silva, com quatro quilômetros de extensão. Atualmente, as equipes estão no trecho próximo ao Paço Municipal, na Vila Virgínia, terminando a parte de adequação das calçadas do canteiro central.