Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

CALOR: Onda de calor movimenta Prefeituras para medidas junto à população

As cidades do Alto Tietê, assim como a maior parte do território brasileiro, sofreu com as altas temperaturas ao longo das últimas semanas, em virtude da onda de calor causada pelo fenômeno climático “El Niño”. Com a média de temperatura superando os 35°C ao longo do dia, os municípios da região reforçaram ações de conscientização e de atendimento aos mais vulneráveis às altas temperaturas.
O Ministério da Saúde alerta que a insolação é uma condição séria provocada pelo excesso de exposição ao sol e calor intenso, quando a temperatura corporal supera a marca de 40°C e o corpo não consegue se resfriar, podendo ser fatal se não tratada imediatamente.
A Prefeitura de Arujá informou que a Defesa Civil está alinhada com o Corpo de Bombeiros para o monitoramento em focos de incêndio para evitar complicações decorrentes da onda de calor, além de alertar servidores e a população sobre a manutenção da hidratação e proteção solar nos dias mais quentes. “A Assistência Social está preparando materiais específicos para a população em situação de rua”, concluiu.
Em Suzano, a Secretaria de Saúde informa que busca a conscientização da hidratação, enquanto que a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social colocou dois locais de acolhimento para pessoas em situação de rua de sobreaviso para aumento da procura. Para o funcionalismo em trabalho externo, a Municipalidade informa que orientou para o uso de protetor solar, de uniformes com proteção ultravioleta, e aconselhamento a uma dieta e hidratação.
Em Poá, a Prefeitura informou que não houve registros até o momento de casos de insolação ou desidratação, mas que as unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) mantém o atendimento às famílias com a conscientização sobre a onda de calor.
Em Mogi das Cruzes, a Administração Municipal informa que não houve mudanças na demanda da rede de Saúde pelas altas temperaturas, mas reforça os cuidados para hidratação e dieta, entre outras ações. O Departamento de Alimentação Escolar enviou, por sua vez, orientações para o ajuste do cardápio da rede de Ensino, e a Coordenadoria de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento divulgará uma lista de sugestões para o funcionalismo público com base nas orientações do Ministério da Saúde.

EM ITAQUAQUECETUBA

A Prefeitura informou em nota que a cidade vem buscando os meios para dar o suporte necessário ao desenvolvimento dos trabalhos desempenhados pelos servidores públicos, e que a Secretaria de Desenvolvimento Social elaborou a operação Dias Quentes, de atendimento e abordagem às pessoas em situação de rua.
“A Defesa Civil realiza, em parceria com a Guarda Ambiental, monitoramento de áreas, além de orientar sobre as consequências de queimadas, evitar a exposição ao sol, manter-se hidratado e envia por SMS a previsão climática/meteorológica. Já a Secretaria de Educação não alterou seu calendário escolar por conta do calor e orienta diariamente os estudantes a se hidratarem mais no decorrer do dia”, concluiu.

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.