Complexo de mais de 5 mil metros quadrados terá salas de aula, quadra poliesportiva e uma nova base da GCM
O prefeito Eduardo Boigues utilizou as redes sociais na semana do dia 17 de novembro para apresentar à comunidade os avanços das obras da Praça da Cidadania, complexo educacional, cultural e recreativo que está em construção no bairro do Marengo, em Itaquaquecetuba.
As obras tiveram início em 2021, com a assinatura do início da construção da estrutura de mais de 5 mil metros quadrados, junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. O local contará com três prédios para a realização de cursos de qualificação profissional e área de lazer com academia ao ar livre, playground, quadra poliesportiva e pista de skate.
Durante a transmissão ao vivo em seu perfil no Instagram, o chefe do Poder Executivo reforçou a importância do complexo para a comunidade, principalmente para o público infanto-juvenil. “Será um lugar para a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho, com cursos técnicos que também ajudarão a juventude a empreender, ter seu próprio negócio e ter um bom futuro”, destacou.
Nas imagens, é possível ver que a estrutura para os cursos já conta com as etapas de fundação, teto, paredes, janelas, portas e contrapiso concluídas, com a instalação parcial dos pisos e aguardando a instalação dos sistemas hidráulico e elétrico. No local, também é possível ver a construção de banheiros e vestiários com acessibilidade.
O “tour” pela obra também reforçou as áreas abertas ao público com a academia ao ar livre e playground, com a estrutura básica já instalada, onde os equipamentos aguardam pela etapa de instalação.
O complexo, segundo o prefeito, também terá uma área de esportes ao lado da UBS, com a praça de esportes. O local receberá uma quadra poliesportiva, um skate park, quadra de basquetebol 3×3 e mesas de tênis de mesa, com a expectativa de instalação de iluminação de LED para atividades noturnas. Boigues também confirmou a intenção da Municipalidade em instalar uma base da Guarda Civil Municipal (GCM) nas imediações, para o reforço da segurança no local.
O prefeito de Itaquaquecetuba também agradeceu pelos esforços do governo do Estado no investimento da construção da obra, iniciada na gestão anterior e que teve prosseguimento. A expectativa é de que a manutenção do espaço, após aberto ao público, conte com a parceria da iniciativa privada.
“A Praça da Cidadania funcionará como um ponto de encontro da comunidade, onde ela se encontra e se prepara para o futuro. Este é um espaço para recebermos eventos culturais e eventos religiosos – onde poderemos celebrar a vida, a sociedade de bem, sem espaço para drogas, permitindo oportunidades aos nossos jovens e para a Melhor Idade”, concluiu.