Prefeituras e Associações Comerciais mostram avanço na oferta de empregos temporários na comparação com 2022
Para comerciantes grandes ou pequenos, e de todos os setores, o fim do ano representa a grande oportunidade de lucros – e de grandes comissões para vendedores. Com isso, sobem as contratações temporárias no fim do ano, impulsionadas pelas vendas da Black Friday e das compras de Natal.
Em Suzano, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego estima que sejam criadas até 450 vagas de emprego temporário na cidade, sendo um número de 8 a 10% maior do que o registrado em 2022, com o fim da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e a retomada das compras presenciais.
“A expectativa é de que em torno de 20% destes trabalhadores sejam absorvidos de forma definitiva após o período de contratação”, respondeu a pasta, apontando os setores de comércio e de prestação de serviço (manutenção e construção civil) como principais polos de vagas.
Em Mogi das Cruzes, a expectativa é de que sejam criadas mais de 2 mil vagas temporárias, com a possibilidade de efetivação de 40% das vagas após o período de fim de ano. A Administração Municipal reforça que dispõe a plataforma “Mogi Conecta Emprego”, onde são cadastradas as empresas que buscam profissionais e a população à procura de uma vaga de emprego. “O município tem uma forte vocação no setor de Serviços, Comércio e Indústria, mas considerando as vendas de final de ano, as vagas temporárias estão nos setores de Serviços e Comércio”, reforçou a Prefeitura.
A Prefeitura de Poá informou que mantém à disposição da população o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), com vagas disponíveis para empresas e para moradores, promovendo o cadastro dos interessados na plataforma e o uso do aplicativo “Sine Fácil” para busca de vagas. A Prefeitura não informou estimativas sobre a oferta de empregos temporários para a cidade em 2023.
A Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos (ACIFV), procurada pela reportagem, informou que para o final deste ano a expectativa é de um aumento de 5% nas contratações temporárias na comparação com 2022, onde a cidade teve 200 postos temporários preenchidos com principal foco no setor industrial. A associação também apontou que espera um aumento de até 8% nas compras da Black Friday e de Natal para este ano.
EM ITAQUAQUECETUBA
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itaquaquecetuba afirmou que a cidade hoje conta com 1.340 vagas disponíveis no programa “Itaquá Mais Emprego”, sendo 115 na modalidade temporária, sendo que em 2022 eram apenas 30.
Segundo o Município, as oportunidades estão relacionadas ao desempenho de funções operacionais para o cumprimento de metas comuns na época do ano, como auxiliar de logística, prensista, ajudante operacional e ajudante de carga e descarga.