Coordenadorias do Procon de quatro cidades da região afirmaram que promoção não apresentou conflitos com compradores
A “Black Friday” – dia especial de promoções no comércio varejista, que ocorre na última sexta-feira do mês de novembro – aconteceu sem grandes problemas para os clientes em algumas das cidades mais movimentadas do Alto Tietê, segundo as coordenadorias do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).
O dia de vendas, originário dos Estados Unidos, é conhecido do público pelo anúncio de queda nos preços em vendas físicas e no e-commerce, mas nos últimos anos. Segundo o Procon de São Paulo, foram registradas pelo menos 363 queixas sobre não entrega e demora na entrega de mercadorias, e 150 reclamações de maquiagem de descontos, além de problemas com mudança de preço ao finalizar a compra.
O Procon de Suzano, procurado pela reportagem, informou que colocou no dia 24 de novembro três técnicos e um fiscal para fiscalizar as principais lojas da cidade, mas que não encontrou irregularidades nem recebeu denúncias por parte dos consumidores. O Procon ressalta que não há data certa para formalização da queixa, mas que o programa segue à disposição da comunidade.
A Prefeitura de Poá, por sua vez, informou que o Procon local não recebeu reclamações relacionadas às compras da Black Friday na cidade, sendo que ao longo do ano a equipe visitou o comércio local e ajudou no esclarecimento de comerciantes sobre a legislação vigente e a importância de trabalhar conforme as determinações do Código de Defesa do Consumidor. “Estas ações contribuíram para que não houvesse queixas, em especial neste período”, concluiu a Administração Municipal.
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que divulgará nos próximos dias um balanço total das ações do Procon local durante a Black Friday.
E em Itaquaquecetuba, a Prefeitura reforçou que não foram computadas reclamações sobre compras e vendas na promoção, mas que prestou 15 atendimentos junto ao público para o saneamento de dúvidas sobre os direitos do consumidor na promoção.