Premiação aconteceu no 5º Congresso Brasileiro de Habitação Social e Agentes Públicos
O projeto REURB Continuada da Secretaria de Habitação de Itaquaquecetuba venceu na noite da última quinta-feira (23 de novembro) o Prêmio 21 de Agosto pelo melhor projeto de habitação pública. A cidade competiu com outras quatro iniciativas de outras regiões do País durante o 5º Congresso Brasileiro de Habitação Social e Agentes Públicos de Habitação, em Foz do Iguaçu-PR.
O prêmio tem como objetivo estimular e divulgar os projetos mais relevantes dos estados, municípios e entidades no âmbito da habitação de interesse social, e incentivar as ações que resolvem problemas de irregularidade e risco, de modo a reduzir os efeitos e buscar alternativas sustentáveis.
O projeto REURB Continuada de Itaquaquecetuba foi um dos cinco finalistas deste ano, e competiu com as iniciativas das cidades de Rio Branco-AC (Projeto Programa 1001 Dignidades), Fortaleza-CE (Programa de Regularização Fundiária REURBFOR), Campo Alegre-AL (Programa Minha Casa Legal) e Porto Velho-RO (Regularizar e Progresso Fase 2).
O REURB Continuada de Itaquaquecetuba é uma iniciativa da Secretaria de Habitação e de outros setores da Administração Pública que busca promover a regularização fundiária de áreas livres e promover posteriormente ações de cidadania com o intuito de propiciar a ocupação com dignidade e reduzir a desigualdade social dentro das comunidades.
“Vinculado ao trabalho do reconhecimento do direito à terra, emerge como indispensável a promoção da integração social e a geração de emprego e renda, que também são objetivos mencionados pela normativa legal – no entanto é pouco explorado pelos executores da política pública”, explicou a secretária Angela Quirino (Habitação).
Em um vídeo em suas redes sociais, após a conquista do prêmio, a secretária municipal, acompanhada de sua equipe, agradeceu a todos que tornaram possível a iniciativa habitacional. “Queria muito agradecer ao prefeito e às equipes de todas as secretarias que auxiliaram neste processo. Este projeto é um sucesso por causa de vocês”, afirmaram os representantes de Itaquaquecetuba no prêmio nacional.