Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

DEZEMBRO VERMELHO: Campanha busca conscientização sobre HIV e ISTs em Itaquá

Rede Municipal de Saúde participará de campanha com palestras e ações nas Unidades e nas ruas

Começou nesta semana a campanha “Dezembro Vermelho” de conscientização sobre o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A estratégia envolve ações contínuas e mutirões na rede básica de Saúde do município. 

A primeira ação aconteceu neste final de semana, com o Dia D de mobilização com a abertura de unidades como o Serviço de Assistência Especializada / Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) no Centro e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Odete, Fortuna, Piratininga, Carmo e Caiuby. Os locais promoveram testes rápidos de HIV/Aids, sífilis e hepatites virais. 

A campanha tem abrangência nacional e está dentro das normas do Sistema Único de Saúde (SUS), em uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Itaquaquecetuba. 

Segundo a Administração Municipal, as ações continuarão em todas as UBS, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Centro de Saúde 24 Horas (CS24h), além de atividades de panfletagem em pontos estratégicos da cidade, como cruzamentos de ruas e avenidas e estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). 

A Secretaria de Saúde, procurada pela reportagem, reforçou que Itaquaquecetuba já promove outras ações ao longo do ano, principalmente em parceria com Organizações Não-Governamentais (ONGs) e entidades assistenciais. “As ações de prevenção perduram ao longo do ano, as quais são intensificadas como as palestras e atividades educativas”, informou em nota. 

“Queremos sensibilizar a população sobre a importância de se prevenir contra infecções e doenças sexualmente transmissíveis, e o Dia D foi uma oportunidade para a comunidade se envolver – estamos construindo uma Itaquá mais consciente”, afirmou o prefeito Eduardo Boigues. 

Segundo a Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba, a cidade registrou no ano passado 55 novos casos de HIV, com dois diagnósticos da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), enquanto que em 2023 foram contabilizados 47 casos novos, apontando uma redução de 17,5% em relação ao ano anterior. 

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.