Inauguração do novo prédio no complexo do Hospital das Clínicas contou com presença do Governador e novos anúncios para o Alto Tietê
Suzano passou a contar oficialmente nesta semana com um novo equipamento público, após mais de três décadas de espera por parte de autoridades municipais e estaduais: o Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT), localizado dentro do complexo do Hospital das Clínicas, na Vila Amorim. O novo espaço conta com quase 200 leitos e a inauguração contou com o anúncio do governo do Estado por novidades para a região na área da Saúde.
A solenidade contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas e do secretário de Estado Eleuses Paiva (Saúde), da equipe da Secretaria de Saúde de Suzano, representantes da Câmara de Vereadores e autoridades de outras cidades do Alto Tietê.
O novo hospital possui 179 leitos, sendo dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e atenderá pacientes encaminhados pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) com clínicas médica, cirúrgica e ortopédica. O ato entregou os 99 leitos que fazem parte do Bloco C do hospital, que se juntam aos demais já existentes para complementar a oferta de espaços aos pacientes encaminhados.
Para a Prefeitura de Suzano, a entrega representa a regionalização dos serviços de Saúde na região, possibilitando que pacientes sejam atendidos em especialidades sem se deslocar para outros pontos da Região Metropolitanas, e encerra uma das “novelas”, onde a demanda pela abertura do hospital era pleiteada há mais de trinta anos.
Segundo o governo do Estado, o investimento para a concretização do Bloco C foi de R$18,2 milhões apenas em 2023, e o HRAT será gerido pela Organização Social de Saúde (OSS) “Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), com casos de média e alta complexidades, procedimentos cirúrgicos e exames como tomografia, ultrassom, raios-X, análises clínicas, entre outros, com um custeio de R$6 milhões por mês.
O secretário de Estado da Saúde falou dos desafios com o fim da fila de espera para consultas e serviços, como reflexo da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Já o chefe da pasta municipal, Pedro Ishi, comemorou e disse que o sentimento é de dever cumprido.
“Hoje é um dia muito especial para Suzano e região e esse hospital não poderia ser entregue em uma época que não fosse a natalina. (….) Isso tira a pressão da Saúde e sobra mais espaço no dia a dia para poder estruturar e melhorar procedimentos. Agradeço também aos vereadores e amigos. Juntos a gente faz a diferença na vida das pessoas”, concluiu o chefe do Executivo suzanense.
Tarcísio confirma hemodiálise, Baep e alça do Rodoanel para Suzano
A cerimônia de inauguração do novo Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT) também trouxe novas informações para Suzano e para a região em temas como a Saúde, Segurança Pública e Mobilidade Urbana, em temas debatidos pela comunidade.
Tarcísio de Freitas declarou que o novo hospital contará com uma ala para o atendimento em hemodiálise, com 40 equipamentos e uma capacidade de atendimento de até 240 pacientes por semana. A ala, segundo o governador, deverá ser entregue em fevereiro do ano que vem, com o intuito de regionalizar o atendimento a pacientes crônicos de falência renal.
O governador também confirmou a instalação do Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep) para Suzano, onde no começo do ano que vem começa a operação da Companhia de Ações Especiais da Polícia Militar (Caep) na região. Outro ponto foi a questão da alça no Trecho Leste do Rodoanel que, segundo o governador de São Paulo, poderá ser uma obra de responsabilidade da concessionária SPMar, que está em recuperação judicial, ou pelo governo do Estado. “Só precisamos ver como ela será feita – se precisar com recursos próprios, vamos fazer”, concluiu Tarcísio de Freitas.