Evento da Secretaria de Desenvolvimento Social debateu também sobre inclusão social e direitos
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e a Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba promoveram nesta semana uma palestra especial em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no último domingo (3 de dezembro).
O evento na Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba reuniu cerca de 60 pessoas, que participaram também de uma roda de conversa. Os trabalhos se iniciaram com a palestra “O Conhecimento Quebra o PReconceito e Promove Oportunidades”, ministrada pela psicóloga Gabriela Tainara, da Associação de Pais e Amigos e Excepcionais (Apae), juntamente com representantes da Associação Amigos dos Autistas Incondicionalmente (Amai).
Os participantes puderam ter uma visão mais detalhada dos desafios enfrentados pelos PCDs em questões como a acessibilidade a espaços públicos, direitos e inclusão social.
O evento também permitiu um balanço das ações promovidas pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social nos últimos três anos. Entre elas estão o programa Bolsa e Incentivo ao Trabalho Para a Pessoa com DEficiência Intelectual, o Programa Mais Emprego com o fomento da contratação de PCDs, parcerias e cursos como o da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) junto à rede municipal de Ensino, além de obras como a instalação de rampas em calçadas pela cidade.
“Nosso maior propósito é trabalhar a conscientização sobre os direitos da pessoa com deficiência para construirmos uma sociedade mais inclusiva e acessível para todos”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, Gabriel Rocha.
“Itaquá é uma cidade que promove a inclusão, seja por meio de ações educativas, como essa palestra, ou com ações práticas, na instalação de espaços adaptados na cidade. Vamos seguir trabalhando para uma cidade mais consciente e democrática”, completou o prefeito Eduardo Boigues.