Apresentações de dança, música, ballet e outras manifestações tomaram conta do auditório da Secretaria de Cultura
Esta semana foi mágica para mais de 160 atores e alunos das oficinas de Itaquaquecetuba, na apresentação de fim de ano das oficinas culturais do município. A apresentação, no auditório da Secretaria de Cultura na Vila Virgínia, mostrou o resultado do trabalho ao longo do ano das turmas de teclado, teatro, coro cênico, balé, capoeira e dança.
A jornada, ao longo de cinco dias, trouxe diversas apresentações com diversos temas e abordagens de temas cotidianos e homenagens a grandes nomes de nossa cultura. Um dos exemplos é o espetáculo de teatro e coro cênico “Favela, becos e vielas”, que trouxe as conquistas, desafios e o preconceito enfrentado por moradores de comunidades vulneráveis.
Na dança e expressão corporal 60+, foi criado um ambiente de atividades laborais e expressivas para a promoção da qualidade de vida, com a participação de mais de 70 alunos no batizado de capoeira.
No balé clássico, o tema foi “Acredite, o Natal Existe”, enquanto que a turma de teclado trouxe “Lembranças em Canção”, com os alunos demonstrando a habilidade de expressar sentimentos e emoções por meio das teclas.
“Depois do sucesso de ‘Adonirando’, que apresentamos em 2022, não poderíamos fazer algo inferior, então produzimos esse novo espetáculo recheado de emoção e entrega. A cultura está viva em nosso município e a população está cada vez mais próxima”, disse a secretária de Cultura, Maria Ana Rosa.
O prefeito Eduardo Boigues destacou o avanço do cenário cultural de Itaquá. “A cultura está sendo reinventada na nossa cidade. Estamos de portas abertas para receber novos alunos e tirar crianças e adolescentes das ruas. Seguiremos investindo cada vez mais em educação e cultura”, completou.
Inscrições 2024
A Secretaria de Cultura reforça que 1,4 mil vagas estão abertas para cursos e oficinas culturais das turmas de 2024. As oportunidades são para aulas de teatro, dança, ballet clássico, capoeira, desenho e pintura, canto coral cênico e instrumentos musicais com início em fevereiro do próximo ano.
As inscrições devem ser feitas até o dia 29 deste mês na sede da secretaria, instalada na avenida Vereador João Fernandes da Silva, 53 – Vila Virgínia, e são para crianças que tenham a partir de 7 anos. Os documentos exigidos são: RG e CPF do responsável e do aluno, comprovante de residência e cartão SUS.