Programa oferece cursos de qualificação e capacitação profissional com parcerias do Instituto Federal e Etec
O projeto InfoItaquá da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itaquaquecetuba entregou, no último final de semana, os certificados de conclusão do curso de Informática Básica para 192 alunos, em cerimônia no auditório da Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba (Acidi).
A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Instituto Federal e a Escola Técnica Estadual (Etec) gratuitamente e, segundo levantamento da pasta municipal, mais de 3,2 mil pessoas já passaram pela qualificação desde o início dos trabalhos, em 2021. O InfoItaquá possui dois polos em funcionamento (Maragogipe e Jardim Tropical).
As aulas abrangem os conceitos introdutórios da informática e temas mais avançados como sistemas operacionais, redes de computação, segurança da informação, armazenamento de dados em nuvem, dentre outros temas.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a meta para 2024 é ampliar a cobertura do InfoItaquá com a criação de dois novos polos nos bairros Jardim Lebani e Rancho Grande, descentralizando as oportunidades de qualificação profissional e aproximando a Prefeitura da população na oferta de serviços.
“Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a formação é um componente crucial para a trajetória profissional desses alunos. Oferecemos qualificação gratuita, que é o primeiro passo para que essas pessoas tenham novas oportunidades de estudo, emprego e, principalmente, renda”, destacou o secretário Luciano Dávila (Desenvolvimento Econômico), durante a formatura.
O prefeito Eduardo Boigues enfatizou a importância do projeto na cidade. “Quando falamos em capacitação, estamos falando de geração de emprego e renda para essas pessoas e suas famílias. Vamos ampliar essa oferta, chegando nos bairros, aproximando a administração de quem mais precisa. Um dos nossos maiores investimentos é em educação e qualificação, assim seguiremos desenvolvendo Itaquá”, finalizou.