Estrutura passou por reformas nos últimos dois meses e conselheiros também receberam veículo 0Km
A Prefeitura de Itaquaquecetuba inaugurou na semana passada o novo prédio do Conselho Tutelar II, localizado no Jardim Caiuby. O novo equipamento pretende descentralizar os serviços e atender mais de 68 bairros.
O novo local conta com seis salas, compostas por recepção, copa, salas técnicas e de atendimento, e brinquedoteca, com o objetivo de receber queixas de questões familiares, interceder em casos, além de requisitar serviços públicos envolvendo os direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, o projeto de descentralização dos Conselhos Tutelares, que antes operava no centro da cidade, teve início em maio de 2023, e a reforma do prédio ocorreu em um período de 60 dias. Na visão do comando da pasta, a estrutura do prédio foi pensada para dar o conforto e a similaridade de uma residência, tornando a experiência menos traumática para quem busca os serviços.
Além da inauguração do novo prédio do Conselho Tutelar, ocorreu também a entrega de um veículo 0km para aumentar a agilidade no atendimento prestado pelos cinco conselheiros tutelares que atuam na região, obtido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e avaliado em R$70 mil.
Um levantamento da Municipalidade estima que, por ano, mais de 30 mil atendimentos ocorrem na região do Conselho Tutelar II, na região do Jardim Caiuby até o limite com Arujá. A expectativa das autoridades é de que, com o Conselho Tutelar mais próximo, as subnotificações sejam reduzidas e os direitos das crianças e adolescentes sejam garantidos.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Gabriel Rocha, a unidade vai fortalecer a rede de apoio que os munícipes precisam. “O Conselho Tutelar é importante para as famílias e temos uma equipe com preparo técnico para receber e atender as demandas com dignidade e respeito”, disse.
O prefeito Eduardo Boigues celebrou a entrega. “Esse é um equipamento que marca uma nova fase para o Conselho Tutelar. Vamos continuar trabalhando para melhorar cada equipamento, seja na estrutura ou no atendimento. É só o começo”, completou.