Criação do programa Guard e Dia de Combate ao Bullying são aprovados por membros do Legislativo
A Câmara de Vereadores de Itaquaquecetuba aprovou na última terça-feira (6 de fevereiro) dois projetos de Lei voltados à melhoria da qualidade de vida no ambiente escolar e da rede municipal de Ensino. No início do ano legislativo de 2024, foi aprovada a criação do Dia de Combate ao Bullying e do Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (Guard).
O projeto, de autoria do prefeito Eduardo Boigues, institui a criação do programa Guard, que será coordenado pela Secretaria de Segurança Urbana do município e será composto por integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM). A iniciativa tem o objetivo de orientar as crianças e adolescentes sobre os prejuízos do uso de drogas, elevar a autoestima e, pelo desenvolvimento de técnicas de resistência às influências negativas, fortalecer o autocontrole dos estudantes.
Os vereadores também aprovaram o projeto de Lei da Casa que institui o dia 7 de abril como Dia de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. Na primeira semana de abril, segundo o texto aprovado pelos vereadores, as unidades escolares desenvolverão atividades, palestras e oficinas para a conscientização dos alunos, professores e funcionários. O projeto está em acordo com o Dia Nacional de Combate ao Bullying, celebrado no mesmo dia, e ratificado em uma lei federal de 2016.
O líder do governo na Cãmara, vereador Dr. Roque, ressaltou que o projeto de Lei da criação do Guard atende aos anseios da comunidade, e que a iniciativa pode contribuir para afastar cada vez mais os jovens das drogas.
Sobre o projeto de Lei que institui o Dia de Combate ao Bullying, o vereador Luiz Coutinho reforçou que o trabalho deve ir para além do ambiente escolar. “Seria importante tentar levar para dentro das casas a questão da fiscalização e conscientização do bullying, para que acabe essa mentalidade de tentar difamar o próximo”, ponderou.