Defesa Civil registrou quedas de galhos e pontos de alagamento, mas sem deslizamentos ou famílias desalojadas
As fortes chuvas que atingiram a região metropolitana de São Paulo na terça-feira de carnaval (13 de fevereiro) deixaram poucos danos à infraestrutura das cidades do Alto Tietê, segundo levantamento do Diário Itaquá junto às coordenadorias da Defesa Civil de seis municípios da região.
As chuvas, que tiveram início no final da tarde e se estenderam até a madrugada, deixaram pontos de alagamento e prejuízos em outras cidades da Grande São Paulo, como em Cotia e na capital, com a queda de árvores e de muros, além do registro de prejuízos em residências.
Em Itaquaquecetuba, a Defesa Civil local informou que, em um período de 24 horas, foram apurados 57 milímetros de precipitação em média na cidade. A coordenadoria vinculada à Secretaria de Segurança Urbana informou que, apesar de pontos de alagamento em alguns bairros da cidade, nenhuma moradia foi afetada e nenhum morador foi desalojado.
Em Arujá, a Defesa Civil informa que as chuvas somaram 75mm, e que houve acionamentos por quedas de galhos. Nenhum caso de alagamento, deslizamento ou de famílias desalojadas havia chegado à Administração Municipal até o fechamento da matéria.
Em nota, as prefeituras de Poá e Guararema confirmaram que não houve nenhum tipo de ocorrência devido às chuvas, e não informaram qual foi a média de chuvas na cidade entre terça e quarta-feira. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou, na estação meteorológica de Guararema no bairro Nogueira, 39,6mm.
A Defesa Civil de Suzano, por sua vez, informou que choveu 94 milímetros desde a noite de terça-feira, e que foram registradas 28 ocorrências de quedas de árvores, com participação da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana na remoção. Na cidade não houve registro de deslizamentos, alagamentos ou pessoas desalojadas.
Em Mogi das Cruzes, as chuvas foram de 46mm em média na cidade, com picos de 95mm no distrito de Jundiapeba. A Defesa Civil informou que foram registrados pontos temporários de alagamento em Braz Cubas, Centro e Jundiapeba, mas sem registro de desalojados ou desabrigados.