Ministério da Saúde começou envio na semana passada com quase 80 mil doses para 11 cidades
O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) confirmou nesta quarta-feira (14 de fevereiro) que o Ministério da Saúde está mandando mais de 79 mil doses da vacina contra a dengue para 11 cidades do Alto Tietê, incluindo Guarulhos.
Segundo o consórcio, o Ministério da Saúde começou o envio na última sexta-feira (dia 9) para atender os municípios, mas ainda não há uma informação sobre o início da campanha de imunização. Onze cidades teriam sido selecionadas, com um total de 79,4 mil doses.
“De acordo com a nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde, a vacina será aplicada em duas doses, sendo que a recomendação é iniciar a imunização pelo público-alvo com idade entre 10 e 11 anos. A pasta divulgou, ainda, que a segunda dose será enviada aos municípios posteriormente, considerando o intervalo recomendado de três meses entre as aplicações”, informou.
A Coordenadoria de Saúde do Condemat declarou que, semelhante ao início da campanha de imunização contra o novo coronavírus (Covid-19), no início de 2021, a quantidade disponibilizada é menor que a necessária para a proteção das crianças contra a arbovirose, e que as secretarias de Saúde dos municípios consorciados estão estudando quais serão as estratégias de atendimento.
O Consórcio reiterou que a definição das cidades atendidas no primeiro lote de vacinas tomou em consideração as cidades com população igual ou superior a 100 mil habitantes e que possuem grande incidência de casos de dengue – o que inclui os demais municípios abrangidos por suas regiões de saúde, independentemente do tamanho populacional, com maior predominância do tipo-2 da dengue, e maior número no período entre 2023 e 2024.
CIDADE A CIDADE
Com o maior número de casos confirmados de dengue, Guarema teve o maior número de doses no primeiro lote, com 34,2 mil unidades. Mogi das Cruzes, com a segunda maior população do Alto Tietê, teve 12,1 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde.
A cidade de Suzano, com mais de 300 mil habitantes mas com o segundo maior número de casos no Grupo Regional de Vigilância Epidemiológica (GVE), conta com 8,4 mil unidades. Itaquaquecetuba, por sua vez, teve 10.960 unidades enviadas.