Mais de 79 mil doses foram distribuídas em onze cidades da região, com foco no público infanto-juvenil
Começou nesta terça-feira (20 de fevereiro) a campanha de vacinação contra a dengue no Alto Tietê, que é a primeira das regiões metropolitanas do estado a receber o imunizante QDenga. A expectativa é de que mais de 79 mil crianças entre 10 e 11 anos sejam vacinadas em onze cidades da região.
A distribuição, segundo o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), começou há dez dias, com o envio pelo Ministério da Saúde. A região foi a primeira em São Paulo a aplicar a campanha, devido à densidade populacional e o número de casos registrados desde o início de janeiro.
Em Mogi das Cruzes, a Secretaria de Saúde começou a disponibilização das doses nas Unidades de Saúde Vila Natal, Ponte Grande, Vila Nova Aparecida, Braz Cubas e Nova Jundiapeba, com 12,1 mil unidades. O horário de atendimento é das 9 às 15 horas, sem necessidade de agendamento – basta apresentar o documento pessoal da criança e do responsável, caderneta de vacinação, comprovante de endereço ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em Suzano, o primeiro dia de vacinação, segundo a Secretaria de Saúde, contou com 524 aplicações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. O ato de lançamento da campanha aconteceu no Cineteatro Wilma Bentivegna, anexo ao Paço Municipal, onde Arthur Bodê de França, de 11 anos, foi o primeiro suzanense a receber a proteção contra a dengue. Durante a cerimônia, o secretário Pedro Ishi (Saúde) citou o decreto municipal publicado na última semana que estabeleceu o “Estado de Emergência e Alerta Epidemiológico” na cidade.
Em Ferraz de Vasconcelos, Miguel Camargo, de 11 anos, foi o primeiro a receber a dose. A Prefeitura reforçou que a QDenga está sendo distribuída em quatro polos na cidade: as UBS Vila Margarida, Vila São Paulo, Vila Santo Antônio e CSII, das 8 às 16 horas. A Administração Municipal também declarou que está em funcionamento o “Zap da Dengue”, um canal oficial no WhatsApp para tirar dúvidas e denunciar locais de proliferação do mosquito – o (11) 4674-3458.
Na cidade de Poá, a Prefeitura começou nesta quinta-feira (21 de fevereiro) a vacinação nas Escolas Municipais “Walkiria Janonni Vieira”, “Roberto Elias Xidieh” e “Walter de Almeida Monteiro”, além das Escolas Estaduais “Helena Loureiro Rossi” e “Américo Franco”, além do Colégio Atos, localizados em bairros com maior incidência de casos. A expectativa é de que a campanha dure até a primeira semana de março.
A Prefeitura de Arujá reforçou que a campanha de vacinação está ocorrendo em todas as Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Especialidades Médicas (CEM), das 8 às 16 horas, e aguarda a remessa de novas doses para o início da próxima fase, para crianças de até 14 anos.
Já em Guararema, Samira Barbosa Nascimento, de 10 anos, foi a primeira criança da cidade a receber a dose. A cidade, que se encontra em decreto de “Situação de Emergência e Alerta Epidemiológico”, colocou a vacina à disposição nas escolas municipais e nas UBS nesta quarta-feira.