Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Alto Tietê começa vacinação em massa contra dengue 

Mais de 79 mil doses foram distribuídas em onze cidades da região, com foco no público infanto-juvenil

Começou nesta terça-feira (20 de fevereiro) a campanha de vacinação contra a dengue no Alto Tietê, que é a primeira das regiões metropolitanas do estado a receber o imunizante QDenga. A expectativa é de que mais de 79 mil crianças entre 10 e 11 anos sejam vacinadas em onze cidades da região. 

A distribuição, segundo o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), começou há dez dias, com o envio pelo Ministério da Saúde. A região foi a primeira em São Paulo a aplicar a campanha, devido à densidade populacional e o número de casos registrados desde o início de janeiro. 

Em Mogi das Cruzes, a Secretaria de Saúde começou a disponibilização das doses nas Unidades de Saúde Vila Natal, Ponte Grande, Vila Nova Aparecida, Braz Cubas e Nova Jundiapeba, com 12,1 mil unidades. O horário de atendimento é das 9 às 15 horas, sem necessidade de agendamento – basta apresentar o documento pessoal da criança e do responsável, caderneta de vacinação, comprovante de endereço ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Em Suzano, o primeiro dia de vacinação, segundo a Secretaria de Saúde, contou com 524 aplicações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. O ato de lançamento da campanha aconteceu no Cineteatro Wilma Bentivegna, anexo ao Paço Municipal, onde Arthur Bodê de França, de 11 anos, foi o primeiro suzanense a receber a proteção contra a dengue. Durante a cerimônia, o secretário Pedro Ishi (Saúde) citou o decreto municipal publicado na última semana que estabeleceu o “Estado de Emergência e Alerta Epidemiológico” na cidade.

Em Ferraz de Vasconcelos, Miguel Camargo, de 11 anos, foi o primeiro a receber a dose. A Prefeitura reforçou que a QDenga está sendo distribuída em quatro polos na cidade: as UBS Vila Margarida, Vila São Paulo, Vila Santo Antônio e CSII, das 8 às 16 horas. A Administração Municipal também declarou que está em funcionamento o “Zap da Dengue”, um canal oficial no WhatsApp para tirar dúvidas e denunciar locais de proliferação do mosquito – o (11) 4674-3458.

Na cidade de Poá, a Prefeitura começou nesta quinta-feira (21 de fevereiro) a vacinação nas Escolas Municipais “Walkiria Janonni Vieira”, “Roberto Elias Xidieh” e “Walter de Almeida Monteiro”, além das Escolas Estaduais “Helena Loureiro Rossi” e “Américo Franco”, além do Colégio Atos, localizados em bairros com maior incidência de casos. A expectativa é de que a campanha dure até a primeira semana de março. 

A Prefeitura de Arujá reforçou que a campanha de vacinação está ocorrendo em todas as Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Especialidades Médicas (CEM), das 8 às 16 horas, e aguarda a remessa de novas doses para o início da próxima fase, para crianças de até 14 anos.  

Já em Guararema, Samira Barbosa Nascimento, de 10 anos, foi a primeira criança da cidade a receber a dose. A cidade, que se encontra em decreto de “Situação de Emergência e Alerta Epidemiológico”, colocou a vacina à disposição nas escolas municipais e nas UBS nesta quarta-feira.

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.