Requerimento reforça vulnerabilidade local e regional frente ao mosquito transmissor da doença
A Câmara de Vereadores de Itaquaquecetuba aprovou na última semana um requerimento que solicita recursos do governo do Estado para a execução de ações emergenciais contra a dengue no município.
A proposta foi de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador David Neto. Segundo o parlamentar, o pedido está de acordo com uma ação anunciada pelo governador Tarcísio de Freitas para o aporte de ações contra a dengue no valor de R$200 milhões, que seriam destinadas diretamente aos municípios.
Na justificativa do requerimento encaminhado à Câmara para apreciação, o vereador reforçou que a cidade possui uma grande densidade populacional e que necessita urgentemente de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da arbovirose.
“O Brasil inteiro vem enfrentando esse problema, e é importante mostrar que Itaquaquecetuba precisa destes recursos para aumentar o combate à dengue. O governo do Estado tomou a frente, pois deveria ser uma ação federal, e anunciou que pretende ajudar os municípios. Desta forma, queremos mostrar que a nossa cidade necessita de recursos para ações emergenciais”, ressaltou o presidente do Legislativo.
O requerimento foi aprovado pela unanimidade da Câmara de Vereadores, com o devido andamento pela Mesa Diretora da Casa de Leis.
CONVOCAÇÃO DA SABESP
Na mesma sessão, os vereadores aprovaram o requerimento para notificar novamente a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para o envio de representantes ao Poder Legislativo, para uma conversa com os parlamentares no final do mês.
Segundo os vereadores, o encontro trata de temas como a degradação ambiental, mau cheiro e proliferação de insetos pela falta de tratamento do esgoto residencial na cidade. Os membros da Câmara alegam que o serviço apresentado à comunidade está “abaixo do esperado”.