Concessionária estima prejuízo de mais de R$50 mil e proprietário foi autuado em flagrante
Uma operação policial realizada nesta terça-feira (20 de fevereiro) no bairro Quinta da Boa Vista, em Itaquaquecetuba, descobriu uma fraude envolvendo o fornecimento de energia elétrica em uma fábrica de reciclagem de plásticos.
Segundo relatos, o proprietário foi autuado em flagrante pela Delegacia de Investigações sobre Crimes Patrimoniais da Polícia Civil, e foi encaminhado ao plantão policial para prestar esclarecimentos. Após pagar fiança, o suspeito foi liberado e responderá em liberdade pelo crime de furto de energia (Artigo 155 do Código Penal).
A equipe descobriu o caso de consumo ilegal juntamente com as equipes da concessionária EDP, que estimam um prejuízo superior a R$50 mil. Os técnicos que prestaram apoio à operação identificaram o consumo irregular no local, juntamente com perícias da Polícia Científica.
Em nota, a EDP reforça que tem feito análises dos diversos padrões de consumo dos clientes para a identificação de possíveis desvios, e que tal mapeamento permitiu um melhor direcionamento das equipes especializadas para inspeções em campo.
“Vale ressaltar que o furto de energia elétrica traz prejuízos a todos. Além de diminuir a arrecadação de impostos que são coletados por meio da conta de energia e podem beneficiar a sociedade em áreas importantes como saúde e educação, de acordo com as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a tarifa de energia abrange também as perdas elétricas e o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede”, explicou a empresa.
Um balanço da empresa feito em 2023 apontou que foram recuperados, apenas no Alto Tietê, mais de 57 mil megawatts-hora em 12,6 mil ocorrências de fraudes registradas. Em Itaquaquecetuba, foram 5,8 mil fraudes apontadas pelos técnicos da concessionária de eletricidade.