Treinamento compreende atividades teóricas e físicas sobre a atividade da Guarda Civil Municipal e terá duração de quatro meses
Os novos guardas civis municipais contratados pela Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciaram o treinamento para atuar na corporação nesta semana. O trabalho durará quatro meses e compreende atividades teóricas e físicas, relativas à atuação da Guarda Civil Municipal nas ruas.
Na última sexta-feira (16/02), os novos guardas municipais foram recepcionados, durante cerimônia realizada no auditório do prédio-sede da Prefeitura. Eles receberam orientações sobre a função, sobre os direitos e deveres previstos na nova legislação da categoria.
O treinamento é realizado em duas partes. As atividades teóricas ocorrem na estrutura da Escola de Governo e Gestão, na Vila Nova Mogilar. Nesta etapa, são abordados temas diversos do dia a dia da Guarda Civil Municipal, como legislação, formas de atuação da corporação, o estatuto dos guardas municipais, entre outros.
Já as atividades físicas são realizadas no estádio municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, na Vila Industrial. Os novos guardas municipais realizam exercícios físicos de preparação e testes, com foco nas exigências do trabalho cotidiano da corporação.
Os treinamentos desta turma de guardas municipais têm diferenciações, com a preparação de alguns dos novos profissionais para a atuação em grupamentos da Guarda Civil Municipal, como a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), e em atividades de monitoramento do Centro de Operações Integradas (COI).
Com a chegada dos novos integrantes, a Guarda Civil Municipal passa a contar com efetivo de 313 guardas. Com isso, será possível o aumento do efetivo nas ruas no policiamento ostensivo e preventivo, em ações de inteligência, proteção de patrimonial e monitoramento. A previsão é a ampliação em até dois terços o número de guardas municipais nas ruas.
A contratação dos novos guardas municipais foi possível graças à nova lei, encaminhada pelo prefeito Caio Cunha e aprovada pela Câmara Municipal no ano passado, que ampliou o contingente da Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes. Com a nova legislação o efetivo pode chegar a 402 profissionais. Um novo concurso está sendo preparado, já adequado à nova legislação da categoria (Lei Complementar 188/2023), aprovada no final do ano passado e que instituiu o novo regime jurídico (estatuto) da corporação.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem atuando no fortalecimento da Guarda Civil Municipal. Em março do ano passado, 28 novos guardas finalizaram os treinamentos e passaram a atuar na segurança pública de Mogi das Cruzes. A corporação também recebeu oito novas viaturas e 12 novas motocicletas. Além disso, nos próximos meses, será inaugurado o Canil da Guarda Municipal. A corporação já conta com dois cães que estão atuando em ações específicas.