Secretaria de Saúde fez quase 500 testes para HIV, sífilis e hepatite durante as festas
O carnaval é uma festa marcada pela alegria, pela bebida e, principalmente, pelos encontros casuais nos bailes, blocos e festas em toda a parte. Com isso, a Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba reforçou a importância da testagem para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) pela população sexualmente ativa, como o vírus da imunodeficiência humana (HIV).
Um levantamento requisitado pela reportagem do Diário Itaquá apontou que, durante as festas de carnaval, a rede municipal de Saúde promoveu 277 testes para HIV e sífilis, 210 testes para hepatite B e C, além da distribuição de preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante, além de folders informativos.
A testagem ocorreu em diversos pontos da cidade, incluindo no grito de carnaval do ItaquáFolia, na sexta-feira de carnaval (dia 9 de fevereiro) na praça Padre João Álvares, no Centro. Segundo a pasta municipal, os casos positivos foram encaminhados para acompanhamento e tratamento nas unidades de referência após os exames iniciais.
A Prefeitura reforçou em nota que todos os testes rápidos para ISTs estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), além dos ambulatórios do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e no Centro Especializado de Itaquaquecetuba (CEI), além do ambulatório de Saúde Mental e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps-II).
“Ter a plena ciência de sua saúde é fundamental para o diagnóstico precoce, aumentando as chances de tratamento e de cura em determinados casos, contribuindo para a qualidade de vida e garantindo a segurança de todos e todas com quem ele já se relacionou e pode se relacionar”, reforçou a Secretaria de Saúde.
SERVIÇO
O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) está na rua Duque de Caxias, 187. Centro Especializado de Itaquaquecetuba (CEI) fica na rua Mmdc, nº 58 e o Ambulatório de Saúde Mental na avenida Emancipação, 125, todos no Centro de Itaquaquecetuba.
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II está instalado na avenida Presidente Tancredo Neves, 169, no bairro Estação.