Evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Transparência e Dados Abertos
O Open Data Day 2024 – o Dia de Dados Abertos, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, reuniu mais de 300 pessoas no Centro Universitário Braz Cubas na terça-feira (5 de março), entre estudantes, servidores públicos e membros da sociedade civil.
Esta é a 3ª edição do evento, organizado pela Secretaria Municipal de Transparência e Dados Abertos. Neste ano o tema foi “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Município” e contou com palestras e oficinas.
O evento abordou assuntos como a “Aplicação de dados abertos na Educação para a construção de um Futuro Sustentável”, “Transformando a segurança pública por meio dos dados” e “A importância da unificação de bases de dados – Case: Alertas da Primeira Infância”. As oficinas ofereceram conteúdos como “Construindo Dados Abertos em Python” e “Como construir e interpretar telas para indicadores”.
Na abertura, o secretário de Transparência e Dados Abertos, Marcos Torres, ressaltou a importância da data para aproximar o tema da população. “Tudo o que fazemos na gestão – seja pública ou privada – está relacionado a dados. E sem a análise adequada destas informações, as decisões são tomadas ‘no escuro’. Por isso, hoje é um dia importante para levar à comunidade todas as ações que estamos realizando na Prefeitura e como estas iniciativas fazem a diferença na vida das pessoas”, completou Torres.
O evento também contou com o apoio do Centro Universitário Braz Cubas e da Open Knowledge Brasil (OKBR), organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos que incentiva a pauta no Brasil. O ODD é coordenado pela Open Knowledge Foundation (OKF) e, no Brasil, incentivada mais de perto pela Open Knowledge Brasil (OKBR).
A iniciativa faz parte de um movimento mundial, em que todos se propõem a debater e promover o uso de dados abertos. O objetivo é transmitir informações e conhecimento sobre dados, ferramentas de análise e Lei de Acesso à Informação.