Ação em conjunto com Fundação Florestal atuou na Reserva Ambiental do Parque Itaberaba
Uma ação conjunta envolveu a Prefeitura de Santa Isabel e a Fundação Florestal na última terça-feira (5 de março) na Estrada da Pedra Branca, teve como foco a preservação do Rio dos Pilões, localizado na Reserva Ambiental do Parque Itaberaba. Uma lixeira comunitária foi removida para um ponto estratégico, minimizando a possibilidade de prejuízos à natureza.
De acordo com a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário, a cada forte chuva o chorume que saia da lixeira, escoava até as proximidades do rio, que fica a cerca de 30 metros do antigo local onde o lixo era descartado. A situação causava risco de contaminação das águas.
Com o apoio da Secretaria de Serviços Municipais, o local foi totalmente limpo com o auxílio de um trator. Foi necessário um caminhão basculante para retirar rejeitos de obras abandonados no local, junto ao lixo doméstico. A lixeira foi recolocada em uma área próxima, porém, sem possibilidade de contato com as águas do Rio dos Pilões.
Por meio da fiscalização constante realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, outros locais com possibilidade de contaminação estão sendo mapeados, a fim de trazer mais segurança ao bioma local. Com o auxílio da equipe da Fundação Florestal, ações constantes estão sendo realizadas no interior da reserva.
O prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, afirma que o Parque é uma importante reserva ambiental, além de ser reconhecido como uma opção de ecoturismo na Grande São Paulo: “Também é papel da Prefeitura zelar por esse bioma incrível que contempla nosso território. Estamos trabalhando para garantir a saúde de nossa natureza”.
PARQUE ESTADUAL ITABERABA
Criado em 2010, o Parque Estadual Itaberaba é um importante corredor ecológico entre a Serra da Cantareira e a Serra da Mantiqueira. Possui uma área de mais de 15 mil hectares e está localizado nos municípios de Guarulhos, Arujá, Santa Isabel, Nazaré Paulista e Mairiporã, na região da Grande São Paulo. O Parque preserva importantes remanescentes da Mata Atlântica e várias espécies de animais ameaçados de extinção, além de proteger nascentes de importantes bacias hidrográficas que abastecem o Sistema Cantareira.