Edição 61

Confira a nossa Edição Semanal!

É GRÁTIS! 

Em dia histórico, Condemat confirma R$3 bi em obras de mobilidade para Itaquá e região

Secretário de Estado de Parcerias e Investimentos confirma três novas saídas para Ayrton Senna, complexo viário e expansões das Linhas 11, 12 e 13

O Alto Tietê receberá nos próximos anos um investimento total de R$3 bilhões em obras de infraestrutura viária e transporte ferroviário – a confirmação aconteceu na noite desta quinta-feira (14 de março) na sede do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), em Mogi das Cruzes. 

O encontro reuniu os prefeitos Eduardo Boigues (Itaquaquecetuba), Rodrigo Ashiuchi (Suzano), Caio Cunha (Mogi das Cruzes) e o presidente do consórcio, Vanderlon Gomes (Salesópolis), que receberam o secretário de Estado Rafael Benini (Parcerias em Investimentos). 

Três projetos executivos foram assinados: o do Complexo Viário do Alto Tietê, que incluirá a nova rampa de acesso do Rodoanel no limite entre Suzano e Poá (SP-66), a instalação de três novas alças na rodovia Ayrton Senna (SP-70) e a instalação da alça de acesso do distrito industrial do Taboão em Mogi das Cruzes – demandas exigidas pela comunidade há mais de uma década. Segundo o Estado, os projetos executivos terão duração de um ano, com o início das obras previsto para 2025. 

O secretário estadual também confirmou para este ano o início do processo de licitação para a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A Linha 11 será, segundo o Estado, prolongada até o distrito de Cézar de Souza, a Linha 12 chegará ao terminal Suzano, e a Linha 13 até a região de Bonsucesso. 

“Estas expansões estão garantidas, foram um pedido do governador Tarcísio de Freitas, e acontecerão à medida que o leilão for bem-sucedido, o que acreditamos que acontecerá”, informou Benini. 

ARTICULAÇÃO ENTRE AUTORIDADES

O prefeito Rodrigo Ashiuchi reforçou a importância do Complexo Viário do Alto Tietê e a expansão das linhas ferroviárias como uma conquista para quem vive na cidade e na região, reduzindo o tempo entre as distâncias, e a importância do trabalho dos vereadores e das Câmaras Municipais de Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano, acabando com a “impossibilidade” com que os projetos eram tratados em anos anteriores. 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual André do Prado, apontou que  a articulação entre os prefeitos, bem como a aproximação entre os prefeitos e o Condemat, permitiu a consolidação da força política regional como força-motriz dos novos investimentos. “O Alto Tietê é uma região que gera muitos recursos e ficou esquecida em obras estruturantes, e chegou a nossa hora”, afirmou. 

O prefeito Eduardo Boigues declarou que foi um “dia histórico” para o Alto Tietê, com a confirmação de investimentos aguardados e que vem sendo buscados desde o início de 2021 pela atual gestão. 

“Este foi dos dias mais importantes para a história do Alto Tietê de todos os tempos. A cidade passa a alcançar um novo patamar. Isso tudo torna mais saborosa a vinda de novos investimentos, apresentando uma cidade com potencial, aumentando nosso poder aquisitivo, reforçando a importância da qualificação profissional, gerando receita para o município. Tivemos muitas obras nestes últimos anos para a melhoria da qualidade de vida da população, mas esta é especial”, destacou o prefeito de Itaquá. 

Tags

Compartilhe nas Redes:

Recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.