Projeto oferece qualificação técnica para acessibilidade e inclusão a alunos e professores de Educação Física
A Prefeitura de Itaquaquecetuba promoveu nesta semana o Programa de Desenvolvimento Paralímpico, em parceria com o governo do Estado. A atividade aconteceu por quatro dias no Ginásio de Esportes “Sumiyoshi Nakaharada”, na Vila Japão.
O curso reuniu alunos e profissionais de Educação Física de Itaquaquecetuba e de outras cidades da região, com o objetivo de qualificar os educadores para o atendimento a demandas ligadas ao esporte paralímpico, promovendo assim sua inclusão dentro da prática desportiva.
Segundo os organizadores, os organizadores receberam aulas teóricas e conduziram atividades práticas em modalidades como atletismo, badminton, halterofilismo, futebol para cegos, judô, natação, tênis de mesa e voleibol sentado. Todas as atividade estão no rol de modalidades praticadas nos Jogos Paralímpicos, que acontecem no segundo semestre em Paris.
As inscrições para o curso foram abertas pela internet, por meio de formulário online. A organização reforçou que o curso de qualificação forneceu alimentação aos participantes durante as aulas teóricas e práticas, além da concessão de diploma com carga horária para incorporação do currículo dos alunos do curso superior em Educação Física.
A secretária Maria Cristina Perpetuo (Educação) reforçou que a prática do esporte transforma vidas, integra as pessoas e permite um futuro mais justo e inclusivo para todos. “Itaquaquecetuba se tornou a cidade das oportunidades e da Educação, e estes elementos andam juntos sempre”, explicou.