Novo espaço no Alpes de Itaquá abrigará também centrais de monitoramento e muralha eletrônica
A Prefeitura de Itaquaquecetuba entregou na tarde desta terça-feira (19 de março) a nova sede da Secretaria de Mobilidade Urbana, além da apresentação de 25 novos ônibus que integrarão a frota do transporte de passageiros do município.
A solenidade de entrega contou com a participação do prefeito Eduardo Boigues, do secretário municipal Rosinaldo Castro (Mobilidade Urbana) e de outros membros do secretariado da cidade, além de membros da Câmara de Vereadores e servidores públicos municipais.
A entrega dos ônibus, segundo a Administração Municipal, representa o alcance de 65% de renovação da frota em circulação desde o início de 2021, alcançando 65 novos veículos, com a perspectiva de novas entregas ainda neste ano. Já a nova sede, além de oferecer uma central de atendimento ao munícipe com capacidade de abrigar até 25 pessoas em espera, terá a Central de Monitoramento de Semáforos com acompanhamento em tempo real dos sinais de trânsito, e a Central da Muralha Eletrônica, que informa o fluxo e a situação dos veículos que circulam pelas entradas e saídas da cidade.
O chefe da pasta de Mobilidade Urbana reforçou o papel crucial dos novos equipamentos na melhoria do fluxo, da segurança dos motoristas, além de contribuir com a segurança da cidade, ajudando a identificar a origem e destino de veículos que antes só seriam conhecidos mediante abordagem.
“Na Central Semafórica, podemos reduzir congestionamentos ao sincronizar os sinais e formar a Onda Verde, melhorando a eficiência e trazendo benefícios ao meio ambiente. A muralha eletrônica permite coletar dados que nos ajudarão a entender o tráfego na cidade, como as vias são usadas e mostrar o potencial logístico. Com o monitoramento dos ônibus por GPS, podemos ter informações em tempo real e garantir um serviço mais pontual – todos estes estudos vamos poder afinar as programações semafóricas e entender o fluxo da cidade”, explicou Rosinaldo.
O prefeito Eduardo Boigues promoveu em sua fala uma retrospectiva dos investimentos na Mobilidade Urbana da cidade, dentre transporte público e infraestrutura para os servidores da pasta: “O transporte público e a saúde sempre serão temas sensíveis para a população. Quando a Planalto assumiu o contrato, os ativos deixados pela Júlio Simões estavam aquém do básico para a população e, aos poucos, fizemos a revitalização, além de oferecer um transporte informatizado, para ver os horários de entrada e saída”, explicou.
O chefe do Executivo também reforçou sobre os investimentos na nova sede, em veículos e materiais para o trabalho dos agentes de trânsito: “Temos dado saltos de qualidade, com uma nova base para os trabalhadores e, principalmente, para os munícipes”, ressaltou Boigues.