Trabalhos avançam para região norte e demais bairros depois de ação no Jardim Imperador e Jardim Nena
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que promove a partir desta quinta-feira (28 de março) o novo cronograma de nebulização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, com foco na região norte da cidade.
Com a conclusão dos trabalhos nesta semana nos bairros Jardim Imperador e Jardim Nena, as equipes da pasta vão atuar a partir de agora no bairro Cidade Miguel Badra e, em seguida, na Vila Maria De Maggi, Vila Maluf, Tabamarajoara, Jardim Leblon, Chácara Ceres, Vila Helena, Parque Alvorada, Jardim São Bernardino, Jardim Graziela e Cidade Boa Vista, sem interrupção, inclusive no feriado.
Dois carros nebulizadores estão sendo utilizados para realizar o combate ao Aedes aegypti. Por conta da circulação dos veículos com a névoa de inseticida, as equipes orientam que os moradores deixem portas e janelas abertas, assim, o produto liberado poderá entrar nas residências e atingir os pontos mais difíceis como frestas, cantos de parede e criadouros, locais onde a fêmea do mosquito, responsável pela transmissão, pode ser encontrada.
Os veículos costumam circular entre 18 horas e 20h30. A nebulização tem sido intensificada por conta do índice pluviométrico e pela consequente procriação dos vetores. Bairros como Jardim Varan, Vila Amorim, Jardim Maitê, Jardim Revista, Jardim Monte Cristo, Vila Urupês e Jardim Luella já receberam os trabalhos.
A coordenadora do Setor de Controle de Zoonoses, Priscila Arap, pediu para que a população colabore com as ações das equipes. “É importante que os moradores mantenham a casa aberta para que a ação seja realmente efetiva. Além da nebulização, as equipes também vão orientar os munícipes acerca dos cuidados a serem adotados para evitar focos do mosquito. Por isso, a comunicação entre a Saúde e o munícipe será muito importante neste processo”, afirmou Priscila.
A cidade segue em “Estado de Emergência e Alerta Epidemiológico” desde 14 de fevereiro, quando foi publicado o Decreto nº 10.019 na Imprensa Oficial. Nesta quinta-feira, a Prefeitura de Suzano completa dois meses realizando ações contínuas.
Além do uso do nebulizador nas ruas, a administração municipal aderiu ao “Aedes do Bem”, instalando 90 caixas em vários pontos do Jardim Varan, em parceria com a empresa Prime Soluções Ambientais, por meio da tecnologia Oxitec. Os equipamentos contêm ovos de mosquitos machos autolimitantes que não picam e não transmitem doenças e são utilizados com o objetivo de diminuir a população de Aedes aegypti local por meio do cruzamento com as fêmeas, que são responsáveis pela transmissão.