Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Secretaria de Finanças de Suzano debate Lei de Diretrizes Orçamentárias

Durante apresentação promovida pelo secretário Itamar Viana, foi demonstrado à população a importância do instrumento para a responsabilidade fiscal

A Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças realizou uma audiência pública durante a noite desta quinta-feira (28/03), no Cineteatro Wilma Bentivegna, no centro, para discutir com a população o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente ao ano de 2025. O titular da pasta, Itamar Viana, apresentou os parâmetros a serem seguidos pela administração para cumprir as metas de responsabilidade fiscal, a partir do orçamento que será definido para o ano que vem.

A LDO tem como objetivo estabelecer as receitas que serão arrecadadas para que governo municipal possa realizar os serviços necessários à população, estabelecendo regras, vedações e limites para dispêndios, e ainda autorizando o aumento das despesas com pessoal, regulamentando as transferências a entes públicos e privados e disciplinando o equilíbrio entre as receitas e gastos. A LDO ainda define as regras para a elaboração, organização e execução do orçamento de 2025.

Este encontro teve o objetivo de disponibilizar à população a oportunidade de contribuir com sugestões sobre propostas a serem alteradas ou incluídas no instrumento. Por meio dessa colaboração, a administração municipal poderá elaborar estratégias com vistas a contemplar serviços demandados nos equipamentos municipais, para atender desejos e expectativas dos cidadãos.

A audiência cumpre as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101, de 04/05/2000), em seu capítulo IX, que versa sobre a transparência, controle e fiscalização, cujo artigo 48, da seção I (Da Transparência da Gestão Fiscal) define que “são instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos. Conforme consta no parágrafo 1º, a transparência é assegurada também mediante incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos.

Neste primeiro semestre, as etapas referentes ao projeto incluem o encaminhamento à Câmara de Vereadores para votação e, em seguida, caso aprovado, devolução para sanção do prefeito, conforme determina a Lei Orgânica do Município (LOM). No segundo semestre, este documento norteará a Lei Orçamentária Anual (LOA), que também será discutida junto à população e ao Poder Legislativo. A partir do direcionamento de cada setor, será finalizado o orçamento da cidade para o ano seguinte.

O secretário afirmou que a organização da audiência atende aos requisitos legais e abre espaço para que a prefeitura possa discutir o orçamento junto à população. “O projeto está cumprindo as etapas previstas para discussão da LDO com os munícipes. Por esse processo, é possível apreciar as contribuições feitas, de forma a definir um planejamento que possa contemplar os anseios da sociedade”, apontou.

Viana ainda destacou que a LDO é um importante passo para a execução do planejamento da administração municipal. “Para que possam ser desenvolvidos os projetos, é necessário que os recursos já estejam previstos no orçamento. Estamos cumprindo mais essa importante etapa, para que possamos continuar contribuindo com o desenvolvimento de Suzano”, declarou o chefe da pasta.

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.