Levantamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública aponta que cidade zerou casos de roubo de carga, entre outros indicadores
Dados do Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPA/M-12) da Polícia Militar apontaram no final de março que, no primeiro bimestre deste ano, todos os indicadores criminais do município foram reduzidos na cidade de Guararema, segundo a Secretaria de Segurança local.
A comparação é com o mesmo período do ano passado, ou seja, janeiro e fevereiro de 2023. Houve redução de 25% nos casos de estupro, que desceram de quatro para três registros, e também de furto, que caíram de 60 para 45.
Além disso, houve diminuição de 38% em casos de roubo, que caíram de oito para cinco ocorrências, e redução de 100% nos casos de roubo de carga, que despencaram de dois para zero.
Já os índices de furto de veículos foram mantidos, com duas ocorrências em ambos os períodos. E o de homicídios dolosos, latrocínio e roubo a banco também permanecem iguais, com a marca de zero situações em cada categoria.
“Em Guararema temos não somente a sensação de segurança como também a segurança efetiva dos moradores. E isso é sentido nas ruas, que são monitoradas 24 horas por dia, sete dias por semana, pelas câmeras do Centro de Segurança Integrada (CSI), que é um modelo a ser seguido e que recebeu, no ano passado, visitas importantes, como o governador Tarcísio de Freitas, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), André do Prado e o secretário de Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite”, avalia o prefeito de Guararema, o Zé.
Quem completa é Edson Roberto Pinto de Moraes, secretário municipal de Segurança Pública. “Além dos nossos esforços, também temos muito a agradecer às Polícias Civil e Militar, que nos apoiam com ações de vigilância, rondas escolares e outras atividades que agregam muito. Trabalhamos em conjunto para a resolução de crimes e identificação de suspeitos, o que confere agilidade no atendimento das ocorrências”, diz ele.