Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Programa “Escola Aberta” atende cerca de 400 imigrantes em Itaquaquecetuba 

Iniciativa da Secretaria de Educação busca garantir direitos das famílias nas áreas pedagógica e social 

A Secretaria de Educação de Itaquaquecetuba divulgou nesta sexta-feira (5 de abril) um relatório sobre o número de crianças imigrantes matriculadas na rede de ensino local, além de apresentar o balanço do programa “Escola Aberta”, que acolhe os alunos e suas famílias.

No total, são mil crianças vindas de oito países: Bolívia Venezuela, Paquistão, Haiti, Paraguai, Chile, Afeganistão e China. Destas 447 estão incluídas na iniciativa criada em 2022 pelo Departamento de Educação Especial da pasta municipal. O programa conta com uma equipe de professores fluentes em idiomas como inglês e espanhol para reduzir as barreiras linguísticas.  

Segundo a Secretaria de Educação, as equipes do “Escola Aberta” orientam os professores e gestores sobre acolhimento, matrícula e estratégias pedagógicas para melhor atender estudantes de outros países, além de rodas de conversa para estimular a interação, fala e escuta da realidade dos imigrantes radicados em Itaquaquecetuba. A Administração Municipal ressalta que a rede de Ensino conta com o apoio do governo federal com materiais que instruem o acolhimento de imigrantes em sala de aula. 

A secretária Maria Cristina Perpetuo (Educação) reforçou que a demanda tem crescido nos últimos anos no município, e que o programa tem auxiliado ações de outras secretarias no combate à discriminação, violência psicológica e vulnerabilidade social. “Dessa forma, acontece o acolhimento, a troca de informações e de orientações sobre os direitos e deveres dos estudantes, além da devolutiva das famílias que se mostram gratas pela ação pois conseguem se expressar no seu idioma e, consequentemente, são entendidas”

“Ao criar espaços com lugar de fala e promover uma cultura de escuta receptiva e inclusiva, as escolas desempenham um papel crucial no apoio aos estudantes imigrantes e na promoção de uma educação que respeite e valorize a diversidade cultural e étnica da população”, disse o prefeito Eduardo Boigues.

As famílias imigrantes com estudantes na rede municipal interessadas em fazer parte do programa podem procurar qualquer uma das 120 unidades escolares ou o Departamento de Educação Especial, que atende na rua Uberlândia, 57 – Vila Virgínia e pelos telefones (11) 4647-5200 / 4642-0333 / 4753-1027 de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.