Evento na Câmara de Vereadores ressaltou a importância de políticas públicas para ajudar as famílias de portadores de TEA
A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba promoveu no início deste mês um evento que tratou da Conscientização sobre o Autismo, organizado pela vereadora Simone Patrícia Soares (PL), a Simone do Posto. O plenário da Casa de Leis ficou lotado com crianças e mães, que puderam assistir a uma palestra e saber sobre o que o município tem feito para ajudar a causa autista e discutir sobre as principais necessidades das pessoas que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A vereadora Simone fez questão de lembrar as últimas conquistas, como um projeto de lei recentemente aprovado que prevê a obrigatoriedade de vagas de estacionamento para pessoas com TEA. A parlamentar defende a causa autista e tem uma entidade chamada Mães Especiais na cidade, que atua com famílias que têm algum parente dentro do espectro.
Outra conquista apontada foi o fato de a cidade oferecer o medicamento Ritalina, o equipamento eletroencefalograma e disponibilizar a carteirinha do autista. “Apesar disso, novas necessidades vão surgindo e queremos atender a todos da melhor forma possível”, disse a secretária municipal de Saúde, Ariana Julião, que participou do evento.
A psicóloga Lígia Natália Almeida Santos deu uma palestra e falou sobre como seria o ambiente ideal para ajudar os autistas e suas famílias. “Não adianta falar de inclusão e de acolhimento sem falar da qualidade dessa inclusão e desse acolhimento”, explicou ela. As mães de autistas que estavam no evento participaram de brincadeiras que mostravam as dificuldades enfrentadas no dia a dia e como elas podem ser solucionadas ou diminuídas com a ajuda certa. Ao final do encontro, crianças fizeram uma apresentação musical com canto e dança.