Exposição em Mogi das Cruzes vai até o dia 18 de maio com histórias, trabalhos visuais e intervenções artísticas
A Pinacoteca de Mogi as Cruzes (rua Coronel Souza Franco, Centro) recebe a partir deste sábado (13 de abril) até o dia 18 de maio a exposição “Ivone & Nise: Um Reencontro”, com o objetivo de conscientizar a eternizar os legados da cantora e compositora Dona Ivone Lara e da médica Nise da Silveira, que atuaram juntas no Hospital Psiquiátrico Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro.
A exposição volta para a cidade depois de uma temporada em 2023 e traz painéis de tecelagem, colagens, sonorização, pintura, mesa com materiais para escrita e desenho, varais com cartas e outros objetos cenográficos, além de diversas intervenções artísticas e atividades formativas inspiradas na história da dupla que marcou a cultura e a psiquiatria do Brasil no século XX. A obra conta com o financiamento da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio do Programa de Fomento à Arte e Cultura (Profac).
O projeto foi idealizado pela artista visual Mariana da Matta e pela multiartista Pâmella Carmo, e nasceu da proposta de reforçar o legado de Dona Ivone Lara, que completaria 102 anos neste sábado, e termina no Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio.
“Seguimos ocupando outros territórios e levando o legado de Ivone e & Nise pelo samba, oficinas e vivências. O projeto continuará abordando a história delas, mas também de outras referências importantes para a luta antimanicomial e para a arte” , explicou Pâmella.
A abertura neste sábado contará também com uma roda de samba na Pinacoteca, que também se apresentará em outros locais da cidade, como o Ateliê Sementeira (na Vila Natal) e na Congada de Santa Efigênia (Jardim Santa Tereza).
A programação prevê que, no dia 18 de maio, acontecerá um cortejo pelas ruas da cidade composto por artistas e do público participante das atividades nos espaços parceiros, com o intuito de difundir a pesquisa sobre Nise e Dona Ivone com arte, cultura e saúde mental.