Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

DENGUE: Itaquaquecetuba declara situação de emergência pelo aumento de casos

Medida pretende reforçar ações imediatas e possibilitar parcerias para o combate ao mosquito transmissor

A Prefeitura de Itaquaquecetuba declarou nesta quinta-feira (18 de abril) situação de emergência em decorrência da epidemia de dengue na cidade, com o intuito de reforçar em caráter imediato as ações para o combate ao mosquito Aedes aegypti. O decreto permite também o reforço ao Programa Municipal de Combate e Prevenção à Dengue, e outras ações.

A situação de emergência foi declarada em todo o estado de São Paulo no início de março, devido ao aumento proporcional dos casos. Com o reconhecimento de situação de emergência em âmbito municipal, Itaquaquecetuba poderá unir esforços com o Ministério da Saúde e com a Secretaria de Estado da Saúde para ações emergenciais, segundo a Prefeitura.

O decreto assinado pelo prefeito Eduardo Boigues tem duração de 90 dias, podendo ser prorrogado conforme a necessidade. A Secretaria de Saúde está autorizada, a partir de agora, a solicitar pessoal, adquirir bens, insumos, materiais e contratar obras e serviços para ações de combate à dengue e outras arboviroses, como zika e chikungunya.

A decisão do decreto tem base no aumento de casos no primeiro trimestre deste ano, sendo 1.755 entre janeiro e março. O número é 11% maior que o registrado em 2023, o que causou um aumento na procura dos postos de saúde da cidade, como Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Segundo a secretária Ariana Julião (Saúde), desde o início do ano foram aplicadas mais de 7,8 mil doses da vacina contra a dengue nos públicos-alvo, e os agentes comunitários estão trabalhando em todas as casas, terrenos e depósitos ao ar livre. “Agora, vamos intensificar ainda mais essas ações”, afirmou a secretária.

O prefeito Eduardo Boigues pediu a colaboração da população. “Este é o momento de reforçarmos os cuidados para desafogarmos as unidades de saúde. Por isso é fundamental a colaboração e mobilização de todos. Vamos intensificar a participação de cada cidadão no combate ao mosquito transmissor, adotando medidas preventivas nas residências e nos bairros”, completou.

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.