Projeto “Educação Para Além dos Muros da Escola” promoveu aulas em museus, teatros e centros culturais
A Secretaria de Educação de Itaquaquecetuba divulgou nesta semana o balanço do primeiro ano do projeto “Vamos Passear – Educação Para Além dos Muros da Escolas”, que alcançou mais de 2,6 mil alunos em excursões educativas pela região metropolitana de São Paulo.
O projeto foi lançado em 2023 e alcançou os alunos da rede municipal de Ensino em 110 passeios para 23 espaços como museus, teatros e centros culturais da Grande São Paulo, segundo a pasta municipal. Dentre as visitas monitoradas em caráter educativo, também foram incluídas no último ano as visitas à nascente do Rio Tietê, em Salesópolis, com o intuito de reforçar a educação ambiental.
A iniciativa atende aos alunos da educação infantil, do primeiro ciclo do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo a Secretaria, as experiências permitem o acesso e conhecimento cultural, estimulam a curiosidade e ampliam o repertório dos participantes, favorecendo o aprendizado.
Segundo a Prefeitura, a expectativa dos gestores é de levar mais 2 mil estudantes para 100 passeios programados até o fim deste ano, totalizando 4,6 mil alunos em atividades extra-classe..
“As atividades culturais são gratuitas, guiadas e têm desempenhado um papel importante no processo educacional, permitindo que os alunos vivenciem de forma prática o que aprendem em sala de aula”, disse o secretário José Rosa Martins (Educação).
“A iniciativa tem sido fundamental para enriquecer a experiência educacional não só dos estudantes como dos profissionais da Educação”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.