Cerimônia na Câmara de Vereadores celebrou trajetória de jornalista, empresário, líder político e secretário municipal
Moradores e lideranças políticas do Alto Tietê lotaram a galeria do plenário da Câmara de Vereadores de Itaquaquecetuba na noite desta terça-feira (23 de abril) para acompanhar a cerimônia de entrega do título de cidadão itaquaquecetubense para o jornalista, empresário e secretário de Governo e de Obras Marcello Barbosa.
A sessão solene contou com a presença da família do homenageado, do prefeito Eduardo Boigues e da primeira-dama Mila Prates Queiroz, dos membros da Câmara de Vereadores, do secretariado municipal, além de lideranças políticas de Poá e de Ferraz de Vasconcelos, entre outros.
O encontro promoveu a entrega oficial do título de cidadão itaquaquecetubense, que foi aprovado por unanimidade da Casa de Leis em novembro do ano passado, por meio do projeto de Decreto Legislativo 145/2023, de autoria do vereador Luiz Coutinho. Durante a leitura da propositura, os espectadores puderam lembrar da trajetória de Marcello como militante estudantil, jornalista, empresário e articulador político em Itaquaquecetuba e no Alto Tietê.
A diretora da Secretaria de Governo, Jéssica Araújo, durante os discursos de homenagem, ressaltou o papel de liderança e inspiração de Marcello à frente das secretarias municipais. O chefe de gabinete Rogério Tarento reforçou a elevada capacidade de articulação e de entendimento do cenário político local e regional, atuando como um aliado importante da Administração Municipal.
A primeira-dama, em seu relato, compartilhou a construção da amizade iniciada em 2016 e momentos de desafios na trajetória política de seu marido. “Ele é fiel, e fidelidade é algo que temos que procurar nas pessoas. Esta é uma honraria necessária, porque Itaquá merece uma pessoa como você”, afirmou.
O prefeito Eduardo Boigues relembrou seus primeiros encontros com o secretário municipal, em 2010, quando Marcello fazia parte do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), e sobre o início do processo conjunto de entender e elaborar soluções para os problemas da cidade em conjunto. “Eu sei que Itaquaquecetuba precisa de verdadeiros políticos que se preocupam em mudar a vida das pessoas, e você é um desses caras que a cidade precisa”, declarou.
Em seu discurso de agradecimento, Marcello Barbosa agradeceu pelo apoio e a inspiração de sua mãe, Zuleide Barbosa e relembrou seu início na carreira política, dentro do grêmio estudantil na rede de ensino da cidade. Agradeceu ao chefe de gabinete Tarento por proporcionar seu ingresso na política em 2012, ao Rotary Club por auxiliar em seu processo de amadurecimento como agente político, e a todos os membros da Administração Municipal, que proporcionaram os resultados alcançados pela cidade desde 2021, reforçando a necessidade de compreender e acolher as potencialidades e necessidades do próximo para o crescimento de todos.
“Há uma frase que pode resumir esta trajetória: ‘Você não consegue ligar os pontos olhando pra frente, mas olhando para trás’: nós somos hoje o que fomos ontem, e seremos amanhã o que somos hoje”, concluiu.